GT 1 - Estado, Classes Dominantes e Cultura no século XX - Coordenadora: Sônia Regina de Mendonça (UFF)

A proposta visa focalizar as relações entre Estado – na acepção gramsciana do termo – e Classes Dominantes, sob o viés da Cultura, aqui entendida enquanto Projetos, valores e
visões de mundo, organizados no seio da sociedade civil e/ou inseridas junto à sociedade política, imbricadas a algum de seus organismos. Nesse sentido, serão privilegiadas tanto iniciativas culturais perpetradas por frações da classe dominante a partir de suas entidades agremiativas ou iniciativas empresariais, quanto aquelas de cunho estatal propriamente ditas, traduzidas em políticas públicas, no decorrer de todo o século XX. Espera-se com a proposta, congregar contribuições que iluminem a problemática mais ampla dos mecanismos de reprodução das classes dominantes e seus projetos, em sua busca pela construção da hegemonia ou contra-hegemonias.

Amália Dias - A formação do Magistério para a educação das elites dirigentes (1931–1942)

Carolina Ramos - A construção do sindicalismo rural brasileiro

Irene Rodrigues de Oliveira - João Alberto Lins de Barros: a intervenção do "cidadão fardado" nas contradições do Estado

Mariana de Castro Schwab - A relação de Paulo Figueiredo com o Estado Novo (1937–1945) e o Regime Militar (1964–1985)

Diego Carvalho Corrêa - Um progresso para cidade

Leila Bianchi - Estado, Turismo, Cultura e Desenvolvimento: organização empresarial e a construção do consenso sobre a importância do turismo para o Brasil

Pedro Henrique Pereira Campos - A construção da hegemonia e a hegemonia da construção: o grupo da indústria da construção pesada e o Estado Brasileiro (1956–1984) – notas de pesquisa

Mônica Piccolo Almeida - Neutralizando as Reformas Neoliberais no Brasil: a Folha de SP na construção do consenso sobre as privatizações

Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa - A nova Sociabilidade do Capital: um estudo sobre as estratégias dos empresários brasileiros

Tatiana Poggi - Neofacismo, Mídia e Organização da Cultura

Rafael Vaz da Mota Brandão - Bancos e a Organização da Cultura no Brasil: os casos do Instituto Itaú Cultural e do Instituto Moreira Salles

 

GT 2 - Comunidades, Identidades e Cultura no Brasil - Coordenadores: Javier Alejandro Lifschitz (UNIRIO) e Sérgio Luiz Pereira da Silva (UNIRIO)

As transformações culturais ocorridas nas ultimas décadas demandam novas formas de abordagem e reflexão sobre os efeitos destas novas configurações nos contextos locais e identitarios. Com base nessa questão, o grupo se propõe discutir as transformações ocorridas nos espaços comunitários e nas formações identitarias na sociedade Brasileira nas ultimas décadas. Temos como foco de abordagem, novas praticas culturais e relações de poder, políticas publicas e demandas por reconhecimento a nível comunitário e local. Consideramos relevante dentro dessa problemática discutir temas como: pontos de cultura, identidades locais, movimentos políticos, ações afirmativas, multiculturalismo, sociabilidades virtuais, dentre outras questões relativas à diversidade cultural. Esta comunicação coordenada visa integrar pesquisadores a partir de uma visão interdisciplinar das áreas de ciências humanas tomando como foco a diversidade cultural e social e seus desdobramentos na dimensão local. Interessa discutir a emergência de novas identidades culturais em diversos contextos e sua articulação com políticas culturais.

Wellington de Jesus Bomfim - O papel da memória no processo de definição de território quilombola

Celeste Anunciata Baptista Dias Moreira - O atendimento a adolescentes autores de ato infracional: as iniciativas do estado no controle da violência

Vanderlei J. Zacchi - Visões de cultura no MST: cultivar a terra e transformar a realidade

Marina Grigógrio Barbosa de Souza - Análise das relações sociais promovidas pelas políticas de ações afirmativas: o posicionamento e a permanência dos cotistas raciais da UEG

Priscila Mazeo - Sociedades bíblicas e o agente Robert Reid Kalley no Brasil durante o século XIX

Nicole Bertinatti - A difusão das práticas pedagógicas da escola dominical presbiteriana

Francisco Diemerson de Souza Pereira e Dinamara Garcia Feldens - Sexualidades invisíveis, rotas de corpos dóceis: identidades múltiplas na escola moderna

Mateus Antonio de Almeida Neto - Processos e retóricas de identificação e diferença: a identidade pagodeira em Aracaju

Manoel Mendonça Filho - A Invenção da Sociedade de Brasil Democrático

 

GT 3 - Políticas, Intelectuais e Cultura no Império do Brasil - Coordenador: Théo Lobarinhas Piñeiro (UFF)

A Mesa objetiva discutir as pesquisas relativas ao Estado Imperial Brasileiro, especialmente as referentes aos intelectuais em sua relação com a política e a cultura no século XIX no Brasil. Entendendo a cultura como cimento da ação política, propõe-se a discussão em torno das disputas entre as classes e frações de classe para sua inscrição na sociedade política, a partir dos projetos gestados na sociedade civil. Assim, as relações entre intelectuais, cultura e política ganham dimensão na ação dos agentes e destes juntos às diversas agências do Estado.

Ana Lúcia Pinto do Nascimento Álvaro - A situação do meridiano do Castelo: disputas em torno da astronomia do Brasil Imperial

Denio Santos Azevedo - Crise do Império e o discurso liberal-republicano: a construção do capital social no Gabinete de Leitura de Maruim – 1877–1889

Gustavo Alves Cardoso Moreira - Negociantes e política local na província do Rio de Janeiro

Jerlyane Dayse Monteiro dos Santos e Serioja R. C. Mariano - Elite Política e Viola Cotidiano: a Paraíba no Período Regencial – 1831–1840

Leonardo Matos Feitoza e Renato Ramalho Motta - Meandros e Prerrogativas para a conquista do baronato no Brasil oitocentista: Antônio Dias Coelho Melo, o Barão da Estância e seus artifícios para nobilitação

Maria da Conceição Francisca Pires - Intelectuais humoristas e a Política Imperial: o caso da Revista Ilustrada de Angelo Agostini

Nívea Vieira Silva - Negociantes no Porto do Rio: uma análise sobre a atuação da Associação Comercial do Rio de Janeiro nas políticas públicas portuárias

Saulo Santiago Bohrer - A Corte nos Trópicos: cultura e poder no Rio de janeiro no início do século XIX

 

GT 4 - Instituições, Poder e Sociedade - Coordenador: Augusto da Silva (UFS)

Nas últimas décadas, novas perspectivas historiográficas, sociológicas e antropológicas vêm apontando para a necessidade de ressituarmos o papel das instituições e do poder político na história. Se ao longo do século XIX e primeira metade do século XX, houve por parte dos historiadores – certamente por se encontrarem muito próximos do advento da consolidação do Estado-Nação – uma sobrevalorização do papel das instituições e agentes políticos nas formações histórico-sociais, atualmente procura-se inscrever esses órgãos e indivíduos num campo de tensões e dinâmicas políticas, econômicas e culturais mais complexas. Esta sessão de comunicação coordenada busca congregar pesquisadores que se dedicam ao estudo das instituições sejam elas políticas ou religiosas, nas suas múltiplas inter-relações com o Estado e a sociedade, em distintos tempos históricos.

Andressa Almada Marinho Pontes - Lógica Familialista da amizade e esvaziamento do público

Bruno Gonçalves Álvaro - O episcopado de Sigüenza no século XII e suas relações com a coroa de Castela: hipóteses sobre a atuação guerreira dos bispos seguntinos

Camila Santiago Martins Bernardini - As estruturas de poder e o impasse habitacional: o papel do ministério público

Carlos Alberto Alves Lima - Das luzes aos becos: retrato da rua do meio na feira moderna (1950–1967)

Célia Costa Cardoso - Poder Militar e Acervos Repressivos no Brasil pós – 1964

David Costa Rehem - Antisemitismo de Estado e a relação com as elaborações de dois antisemitas integralistas

José Domingos Santos Nascimento e José Sérgio Passos Filho - A retomada do 1º de maio: o dia do trabalhador em Sergipe no período de redemocratização 1981–1982

Juliano Mota Campos - A Igreja católica e o poder político: alianças e dissidências na princesa do sertão (1890–1930)

Luciane Silva de Almeida - Batistas Baianos, Anticomunismo e Governo Militar: das Representações Políticas à prática colaboracionista

Marco Aurélio Cardoso - Razão de Estado: poder e liberdade

Wanderlei de Oliveira Menezes - O Gabinete literário de Itabaiana (1875–1880): notas para a história de uma instituição cultural do agreste sergipano no século XIX

Makchwell Coimbra Narcizo - A História do Holocausto entre os negadores e os exaltadores: uma análise da disputa em torno da construção da História do Holocausto

 

GT 5 - Processos de construção da hegemonia no Brasil contemporâneo - Coordenadores: Carla Luciana Silva (UNIOESTE) e Gilberto Calil (UNIOESTE)

A proposta da comunicação é reunir trabalhos que investiguem a problemática da construção de hegemonia(s) no Brasil Contemporâneo, incluindo tanto a análise de processos de abrangência nacional como recortes regionais específicos. A investigação em torno de aparelhos privados de hegemonia de âmbito regional deve expressar uma visão ampla, que indique formas e processos de construção de hegemonias, através de uma perspectiva que reivindique a busca da totalidade social. Assim, privilegia-se estudos em torno de formas organizativas constituídas no âmbito da sociedade civil, nas suas mais diversas organizações sociais de classe. Os estudos de realidades locais, sob essa perspectiva, permitem visualizar a realidade ampliada da dominação e também a constituição de formas contra-hegemônicas e/ou de resistência. Além disso, pesquisas sobre mídia, imprensa e intelectuais também podem ser problematizados a partir da concepção gramsciana de hegemonia, através do estudo de aparelhos privados constituídos em âmbito nacional, regional ou local, com ênfase em sua ação partidária. A ação orgânica dos intelectuais, na afirmação de visões de mundo e disseminação ideológica constitui objeto de grande relevância neste contexto, permitindo visualizar formas e mecanismos de formulação, organização e disseminação de projetos sociais.

Pedro Ivo Jorge de Faria - Reforma Administrativa do Primeiro governo FHC: desestruturação do funcionalismo público federal

Mariana de Oliveira Lopes Barbosa - A Imprensa popular: o debate e o processo constituinte no Brasil (1985–1988)

Gervasio Cezar Júnior - Organização do projeto neoliberal nos anos 1970: Revista Visão e sua ação orgânica partidária

Uianã Cordeiro Cruvinel Borges - Teoria do discurso e internet: a atualidade de esfera pública virtual dos portais oficiais dos estados brasileiros

Matheus Nascimento Germano - A Consolidação do neoliberalismo no Brasil: crise e recomposição da hegemonia burguesa no governo FHC (1993–1998)

Gilberto Grassi Calil - O integralismo e a defesa de uma "democracia" autoritária e excludente

Carla Luciana Silva - Imprensa e Ditadura: apoio, ruptura e esquecimento

Giselia Maria Campos - O papel do Estado concernente à questão dos trabalhadores, água e energia elétrica

 

GT 6 - Intelectuais, Ciência, Literatura e Educação no Brasil Republicano - Coordenadores: Magali Gouveia Engel (UERJ) e Maria Letícia Corrêa (UERJ)

Trata-se de uma proposta criada a partir da atuação do Grupo de Estudos e Pesquisas "Intelectuais, Sociedade e Política", cujos objetivos se orientam no sentido de reunir estudos que se dediquem a examinar as possíveis relações entre os intelectuais brasileiros, a sociedade e a política, a partir do advento do regime republicano, em suas diversas dimensões e sentidos históricos, sob diferentes enfoques teóricometodológicos. Os eixos dos trabalhos a serem apresentados na sessão de comunicação coordenada encontram-se centrados na militância intelectual nos campos científico, literário e educacional, considerando-se suas interseções, em meio aos debates e às ações que buscaram construir o Brasil como nação moderna e civilizada diante dos olhares das potências ocidentais.

Pedro Belchior - Além do círculo dos sábios: Lima Barreto e seus interlocutores dentro do campo intelectual

Rogério Rosa Rodrigues - Militares, militarismo, política e Lima Barreto

Júlio Vellozo - Oliveira Lima e a resistência romântica na primeira república

Rafael Bandeira de Mello - A influência do positivismo nos primeiros anos da república: a militância de um movimento idealista, e sua proposta de uma ditadura para formação de um novo Estado Republicano (1889–1894)

Analice Alves Marinho Santos - A formação da nação brasileira segundo Manuel Bonfim e Silvio Romero: debates acerca dos meios e caminhos para a civilização

Paulo Henrique Duque Santos - Manifestações modernizadoras no alto sertão baiano – Caetité (1910–1920)

Flávio Ferreira - Os "Pretos Modernos", um estudo da "elite negra" paulistana e sua atuação na década de 1920

Newton Dângelo - Rádio, Nação e Educação dos Sentidos: aproximações entre intelectuais brasileiros e a Itália fascista na década de 1930

Rafael Oliveira Fontes - Entre tipos, graxa e palavras, o tornar-se intelectual e comunista: a experiência da revista A Seiva (BA – 1939–1943)

Daniela de Jesus Ferreira - A onda vermelha: comunismo na Bahia

 

GT 7 - Educação e Poder: Política e Práticas de tecnologias educacionais e de EAD no Brasil - Coordenadores: Ronaldo Nunes Linhares (UNIT) e Maria de Fátima Monte Lima (UNIT)

O desenvolvimento tecnológico, principalmente no campo da comunicação e informação tem proporcionado grandes transformações nas relações econômicas, sociais, culturais e educativas. Neste sentido, os estados contemporâneos acatam e/desenvolvem políticas que respondam as necessidades e demandas criadas e/ou ampliadas por estas tecnologias como sua responsabilidade. Na tentativa de reduzir a brecha tecnológica e responder as pressões do processo de globalização e as demandas de poder internacional definidas e redefinidas por ele, o Brasil tem financiado, implantado e avaliado, programas de infoinclusão social, definido políticas educativas para o uso das tecnologias de informação e comunicação como mediadoras do processo de ensino e a aprendizagem em escolas publicas, e utilizado a educação a distancia como uma das soluções possíveis para a formação inicial e continuada de professores, a ampliação do numero de vagas e a efetivação do direito ao acesso ao ensino superior para um maior número possível da população. Discutir e avaliar as políticas, programas e estratégias, considerando os fundamentos epistemológicos, sociopolitico-economico e pedagógicos, sobre e com as TIC e EAD, no desenvolvimento da aprendizagem e na transformação da educação. Além disso, refletir sobre e efetividade e a qualidade dos modelos e sistemas de EAD adotados na formação inicial e continuada de professores e outros profissionais.

Bruno Almeida de Oliveira - Iconografias Digitais: Ação educativa e organizadora no acervo fotográfico do APES

Pablo Boaventura Sales Paixão - Educação, Comunicação e Tecnologias de Informação e Comunicação na formação continuada em saúde: Inclusão digital de agentes comunitários de saúde em Sergipe

Polyana Bittencourt Andrade - Tecnologia, Informação e Conhecimento: uma análise do canal educação do portal infonet

Rita de Cássia Amorim Barroso - O modelo de gestão dos NTES: a construção e a formação continuada de professores para o uso das TIC em Sergipe - Análise de resultados

Valéria Pinto Freire - Probabilidades e limites na construção de um modelo de EAD numa perspectiva sistêmica

Silvânia Santana Costa, Cristiane de Souza Santana Lima e Ester Mambrini - Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e sua apropriação pela educação



GT 8 - Língua, escola e poder na sociedade contemporânea - Coordenadores: Raquel Meister Ko Freitag (UFS) e Leilane Ramos da Silva (UFS)

Diferentes correntes dos estudos linguísticos têm evidenciado a estreita relação entre língua e poder. Destacamos, especialmente, as subáreas da sociolinguística e da pragmática, que tomam por base a língua em situações reais de uso, levando em consideração os papéis sociais e as relações estabelecidas entre locutor/falante, interlocutor/ouvinte e o contexto. Esta sessão propõe-se à apresentação, divulgação e discussão de resultados de estudos cujo enfoque esteja relacionado à relação entre língua e poder, privilegiando, especialmente, abordagens fundamentadas na teoria dos Atos de Fala (SEARLE, 1969; AUSTIN, 1976), na Sociolinguística Interacional (HYMES, 1972; GUMPERZ, 1982), na Sociolinguística Variacionista (LABOV, 1972, 2001), na Sociologia da Linguagem – políticas linguísticas, línguas minoritárias, conflitos linguísticos – (FISHMAN, 1972); bem como oportunizar a interface destas análises aplicadas ao ensino de língua materna ou L2.

Everaldo José Freire - A língua portuguesa em Timor – Leste

Priscilla Carreiro Rodrigues de Lima - Educação e tecnocracia na Ditadura Militar

Ana Lúcia Golob Machado - Relações sociais como fatores decisivos no uso de pronomes de tratamento de 2ª pessoa

Alecrisson da Silva e Rivalmir Alves de Oliveira - Linguagem e Persuasividade: um estudo acerca do reconhecimento da linguagem conativa com alunos da 1ª série do ensino médio

Dinamara Garcia Feldens e Anthony Fábio Torres Santana - Instituição escolar, poder e supermodernidade: linhas e trajetórias da escola na contemporaneidade

Rodrigo Mendes - O projeto de lei nº 155 de 2008: a relação entre a obrigatoriedade do ensino de história regional e o ensino de história regional em Goiás

Anthony Fábio Torres Santana e Diogo Dehon de Andrade Borges - A instituição escolar na contemporaneidade: linhas, territórios e poder

 

GT 9 - Favelas e periferias urbanas no Brasil: Estado, mídia e capital - Coordenadores: Rômulo Mattos (USS) e Marcelo Badaró Mattos (UFF)

As transformações urbanas e seus impactos na habitação popular historicamente apresentam um quadro de segregação dos pobres no Brasil. As intervenções públicas nessa área são reveladoras de um modo de produção e reprodução da ideologia dominante. A partir dessa realidade, propomos a reflexão sobre as políticas de intervenção em favelas e periferias, com a utilização de fontes, metodologias e teorias diversificadas, que favoreçam o entendimento das macro-políticas do Estado e da percepção dos moradores diante desses processos. Não obstante, o enfrentamento das variadas questões relativas a tais fenômenos urbanos ficaria comprometido sem a análise da produção do consentimento na sociedade civil, efetuada principalmente através da ação midiática. Em resumo, nessa proposta de Comunicação Coordenada que tematiza os espaços de moradia dos pobres na cidade, apoiamo-nos na impossibilidade de separar a discussão sobre urbanização do processo de consolidação e expansão do capitalismo. Nessa interpretação, a disparidade das condições de habitação verificadas na cidade está diretamente relacionada com as contradições de classe, marcadamente representadas na disputa pelo acesso e uso do solo urbano.

Sharlene Souza Prata - A feira das trocas em Aracaju: expressões da precarização do trabalho

Claudia Peçanha da Trindade - Política urbana e participação social no PAC – Manguinhos

Leonardo Soares dos Santos - A desruralização da cidade como expressão da ruptura do metabolismo entre cidade e campo: o exemplo do RJ nos fins do século XIX

Maicon Mariano - Ocupação e desigualdades no espaço urbano em Cascavel

Marcelo Badaró Mattos - Sociedade política e favelas no RJ contemporâneo: as duas faces da dominação de classes na grande cidade do século XXI

Romulo Costa Mattos - Carlos Lacerda x Leonel Brizola: a volta da campanha pela remoção de favelas na imprensa carioca do século XXI

 

GT 10 - História do tempo presente - Coordenador: Dilton Candido Maynard (UFS) e Daniel Santiago Chaves (UFRJ)

Este simpósio se dedicará a reunir reflexões que focalizem o tempo presente considerando as suas especificidades, a multiplicidade dos seus objetos e a sua construção contínua. Deste modo, serão aceitos trabalhos que tenham a interdisciplinaridade como ponto de partida para a construção de um olhar mais denso sobre a história, pesquisas que busquem a totalidade da análise, mas que respeitem o aspecto provisório das explicações fornecidas pelo historiador. Cientes das demandas sociais que empurram o estudioso do tempo presente para as mais diversas questões, pretendemos dialogar com campos como a Antropologia, a Geografia, a Comunicação, a Literatura, a Educação e a Sociologia.

Monica da Costa Santana - Intolerância Digital: cibercultura e neofascismo no site Ciudad Libre Opinión (1999–2009)

Andreza Santos Cruz Maynard - Gargalhadas, lágrimas e notícias: salas de cinema aracajuanas na Segunda Guerra Mundial

Irlan Mark Elias Vieira - Intolerância Digital: a propaganda neonazista em tempos de ciberespaço (1997–2007)

Pedro Carvalho Oliveira - Hate Music: a música como propagando neonazista (1999–2009)

Karla Karine de Jesus Silva - Notas sobre o projeto Intolerância Digital: história, extrema – direita e cibercultura (1999 2009)

Luyse Moraes Moura - A vida online: cinema, cibercultura e identidades no tempo presente

Natália Abreu Damasceno - Militantes do ciberódio: o site "Blood and Honor" e a atuação neonazista na internet

Ébano Nunes - "Eu falei que isto é uma porra": o primeiro disco dos Raimundos e os hibridismos do novo rock brasileiro (1994)

Márcio Gomes de Santana Matos - O campo religioso em disputa: o Aribé a partir do espiritismo e do catolicismo, Aracaju (1929–1945)

Paulo Teles - Representações dos skinheads no cinema do século XXI

Débora Souza Cruz - Cabarés: lazer e prazer durante o Estado Novo em Sergipe

Célio Ricardo Silva Ribeiro Filho - Cartografia religiosa de Aracaju: a ocupação simbólica do espaço urbano entre católicos e neopentecostais

Luis Eduardo Pina Lima - O uso de programas televisivos pelos estudantes de história da Universidade Federal de Sergipe

Patricia Rosalba Salvador Moura Costa - Processos Criminais: violências contra mulheres lésbicas nos tribunais de Sergipe

Bárbara B. de Olim - Biopoder: Perspectivas de controle social no filme Gattaca (1997)

 

GT 11 - A Cultura Política dos Gestores - Coordenador: João Alberto da Costa Pinto (UFG)

Entre outras perspectivas teórico-metodológicas, com o tema – A Cultura Política dos Gestores – os trabalhos desta mesa sugerem as possibilidades de pesquisa centrada numa demarcação historiográfica que tenta perceber como argumento investigativo a realidade de classe dos gestores (tecnocracia e burocracia) como prática institucional de classe dominante capitalista. Com as comunicações organizadas tentaremos dialogar através dos vários exemplos de pesquisa, a faticidade concreta dessa realidade de classe que se estruturou ao longo da processualidade histórica global (a partir da década de 1920) do capitalismo institucionalizado e organizado em práticas corporativistas e neocorporativistas.

João Alberto da Costa Pinto - A Cultura Política dos Gestores

Thiago Oliveira Martins - Lindolfo Collor e a organização do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (1930-1932)

Alexandre de Paula Meirelles - O Fim do Estado Novo e o embaixador americano: A presença de Adolf Berle Junior na política Brasileira (1945)

Arissane Dâmaso - A trajetória institucional de um tecnocrata: Ignácio Rangel na Assessoria Econômica do Governo Vargas (1951-1954)

Marco Aurélio Corrêa de Araújo - A SUDECO e seus gestores: o Estado como agente de produção na consolidação do capitalismo monopolista na região Centro-Oeste

Tereza Cristina Pires Fávaro - Tecnocracia e Planejamento no Governo Mauro Borges (Goiás: 1961– 964)

Camila Santiago Martins Bernardini - As estruturas de poder e o impasse habitacional – o papel do Ministério Público

Jailda Evangelista do Nascimento Carvalho - A Gestão democrática frente à Cultura política dos Gestores educacionais

 

GT 12 - Intelectuais, Cultura e Política - Coordenador: João Alberto da Costa Pinto (UFG)

A mesa propõe uma série de trabalhos onde as práticas políticas dos intelectuais apresentam-se como problema historiográfico. As práticas políticas dos intelectuais e os seus produtos institucionais: literatura, música, filosofia e ciência política como termos programáticos para a estruturação historiográfica das configurações de visão de mundo das classes sociais no capitalismo.

Leonardo Soares dos Santos - O surgimento da "Questão Camponeza" no Brasil: o debate do PCB nos anos 1920 e 1930

Edison Antônio de Souza - Práticas políticas da classe dominante agrária no norte de Mato Grosso

Ana Carolina S. Ramos e Silva - Os intelectuais e o papel político dos camponeses

Moisés Pereira da Silva - A Teologia da Libertação nos escritos do Padre Josimo (1972–1986)

Rafael Oliveira Fontes - Entre tipos, graxa e palavras, o tornar-se intelectual e comunista: a experiência da revista A Seiva (Salvador, Bahia: 1939–1943)

Lorena Nunes Souza - Arte, Capitalismo e Revolução – Estudos sobre o pensamento de Mario Pedrosa

Ricardo Rodrigues Alves de Lima - Os Intelectuais renovadores e o projeto político do PCB (1975–1982)

Andréa Lemos Xavier Galucio - Editores e militância nos anos 1990

Carlos Eduardo Alves Ferreira - Construindo identidade(s) – o papel dos intelectuais do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e as utilizações da cultura pelo turismo

Julio Vellozo - Oliveira Lima e a resistência romântica na Primeira República

Nathália Gomes de Campos Pinheiro - Graciliano Ramos e os impasses modernizadores do Estado brasileiro nas décadas de 1930–1940

Cleverton Barros de Lima - Estética e política dos Corumbas: a "Casa de Felippe" recebe Amando Fontes

Aldenise Cordeiro Santos e Anthony Fábio Torres Santana - A alquimia do poder – Lourival Fontes e suas configurações políticas

Creusa Kelly Rego Lopes - Os intelectuais e a cultura literária em meados do Século XX, em São Luís

Rivaldene Rodrigues Natal - Nas entrelinhas: a representação da decadência da família patriarcal rural na obra Crônica da Casa Assassinada de Lúcio Cardoso

Diego de Moraes - A Consciência Histórica "em" (e "de") Álvaro Vieira Pinto

Adriana Evaristo Borges - A voz do morro no samba de Bezerra da Silva

André Luiz dos Santos Vargas - Henrique Galvão: um dissidente do regime salazarista na oposição ao Estado Novo em crise (1958–1961)

José Luciano Pereira Neto - O Partido Comunista Português (PCP) e a questão colonial em África (1961–1974)

 

GT 13 - História e Literatura - Coordenadores: Cláudio Rabello (UNIR) e Fábio Maza (UFS)

O Grupo de Pesquisa Estado e Poder no Brasil busca aprofundar a temática dessa comunicação mediante arsenal teórico de Antonio Gramsci. A propositiva do encontro em Aracaju é refletirmos a "Cultura" como o elemento norteador de nossos debates, permitindo, assim, diversificar as discussões com a inserção de outras perspectivas e outros métodos que fogem da clássica posição de purismo no tratamento do referencial teórico. No desafio de articular diversas áreas de conhecimento observamos a própria criação de outras formas de abordagens metodológicas, o que tem sido bastante enriquecedor. A utilização das reflexões propostas por Gramsci e por Bourdieu, realizadas pela Prof.ª Drª Sônia Regina de Mendonça, coordenadora do Grupo de Pesquisa, foi sempre um elemento incentivador a esse exercício. Outras aproximações foram sugeridas: Thompson, Bakhtin, Benjamim e outros. No entanto, nunca fora dado o destaque à possibilidade de construção do novo que tais reflexões possam estar criando. A presente comunicação coordenada visa favorecer esse debate teórico entre História e Literatura e entre Gramsci e outros pensadores. Tudo isso banhado pelo tema central de nosso encontro: Cultura.

Gilberto Ferreira Sena Júnior - Realidade versus ficção: a literatura como fonte para a escrita da história

Luciana Lamblet Pereira - A análise literária como contribuição ao oficio do historiador

Ulisses do Valle - A crítica de Thompson ao estruturalismo de Althusser

Leandro José Nunes - Estado e nação na obra Facundo: civilização e barbárie, de Domingo F. Sarmiento

Bruno Rafael Véras de Morais e Silva - História, retórica e literatura na África do século XIV: Ibn Battuta e o Magreb Medieval (1304–1377)

Camila Leite de Melo Cordeiro - Victor Jara e Augusto Boal: arte e política na América Latina