Pesquisar historia.uff.br:

Setor Temático de História Contemporânea III: Teoria Crítica e Conhecimento Histórico

O setor se organiza tendo em conta uma perspectiva totalizante da História, a partir de um olhar crítico, que dá relevo às dimensões científica e social do conhecimento histórico. O recorte enfatiza a contemporaneidade e seu processo de formação, segundo as seguintes temáticas, relativas às linhas de pesquisa do PPGH.

Economia Capitalista: Transição do escravismo ao capitalismo no Brasil; desenvolvimento capitalista mundial, estrutura, dinâmica e crises; economia agro-exportadora e conflitos intraclasse dominante; industrialização, empresas e empresariado; processo de urbanização, contradições urbanas, favelas e periferias; raízes do desequilíbrio regional brasileiro; capital financeiro no Brasil; políticas econômicas e interesses de classe; neoliberalismo no Brasil e na América Latina; imperialismo, mundialização e globalização.

Estado, Poder e Política: Propostas e práticas republicanas; crise do Estado Imperial e estruturação da república no Brasil; partidos políticos e interesses sociais; crise do Estado liberal e construção do autoritarismo; constituição dos blocos no poder; articulações na sociedade civil e políticas públicas; populismos em debate; projetos revolucionários no Brasil e na América Latina; ditaduras militares; educação e poder; imprensa e poder; saber, ciência e poder; instituições policiais; relações internacionais.

Conflitos, Classes e Movimentos Sociais: Resistência à escravidão e luta de classes no período final do escravismo; formação da classe trabalhadora no Brasil e nas Américas; sindicalismo e movimento operário; organizações empresariais; greves; movimentos sociais urbanos; movimentos de trabalhadores rurais na história recente do Brasil; políticas sociais; relações Estado / Sindicatos; educação e trabalho; lutas sociais no mundo atual; criminalização da pobreza e dos movimentos sociais; questão racial e contemporaneidade.

Classes, Poder e Manifestações Culturais: Temas e tendências da historiografia contemporânea; história e projeto social; técnicas de pesquisa em história; história e educação; ensino de história e projeto social; história e ciência; os marxismos do século XX e a história; impactos do pós-modernismo sobre os historiadores. Literatura e dinâmica social; intelectuais, classes e política; instituições culturais e poder; cultura e classes subalternas; cultura, hegemonia e resistência contra-hegemônica no Brasil; mídia e indústria cultural; Estado e políticas culturais; esporte e sociedade.

Laboratórios e Núcleos envolvidos:

Os núcleos de pesquisa do PPGH contam com a participação de diversos discentes do Programa e de pesquisadores de outras instituições do país e do exterior. A lista completa dos integrantes pode ser acessada no diretório de núcleos de pesquisa do CNPq e nos sítios específicos dos grupos, acessíveis neste portal.

NIEP-MARX
Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Sobre Marx e o Marxismo

Participantes docentes do PPGH

  • Marcelo Badaró Mattos
  • Virgínia Fontes

Núcleo de Estudo sobre Estado e Poder no Brasil

Participantes docentes do PPGH

  • Magali Engel
  • Sonia Regina de Mendonça
  • Théo Lombarinhas Pinero

POLIS
Laboratório de História Econômica e Social

Participantes docentes do PPGH

  • Bernardo Kocher
  • Cezar Honorato
  • Théo Lombarinhas Pinero
  • Fernando Faria

Laboratório de Antropologia e História

Participantes docentes do PPGH

  • Marcos Alvito (Esporte e Sociedade)
FAPERJ
CAPES
Periódicos
CNPq
Lattes
Domínio Público