Pesquisar historia.uff.br:

Biblioteca

Biblioteca Central do Gragoatá

Área de História da UFF  possuía uma biblioteca, a BPH, Biblioteca de Pós-Graduação em História, Antropologia e Ciência Política, que ficava localizada na Biblioteca Central do Gragoatá (BCG), um dos pontos centrais do nosso campus universitário. Atualmente seu acervo se encontra integrado ao acervo da BCG, sem, contudo, perder-se a identidade do acervo da adquirido mais recentemente pela Pós-Graduação em História.

A política de biblioteca do Programa de Pós-Graduação da Área de História da UFF é realizada através de uma Comissão de Biblioteca, eleita para mandatos bienais, em funcionamento desde 1993. Sob liderança do Programa de Pós-Graduação em História, realiza-se uma política de atualização do acervo bibliográfico,  desde a criação da BPH (Biblioteca de Pós-Graduação em História, Antropologia e Ciência Política), localizada no espaço da Biblioteca Central do Gragoatá. O acervo da BPH contém hoje cerca de 9.000 títulos. Já a Biblioteca Central do Gragoatá (BCG) possui um acervo de 200.000 livros/84.000 títulos, além de periódicos impressos (350 periódicos, 7.500 fascículos).

Desde agosto de 2006, a comissão de Biblioteca que estava circunscrita aos programas de pós-graduação do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia ampliou-se, incorporando, ainda sob a liderança do PPGH, representantes de outros programas de pós-graduação, da grande área de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas da UFF. A composição da atual da comissão, denominada Comissão de Biblioteca da Grande Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas está composta pelos seguintes programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Pós-Graduação em Sociologia e Direito, Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP), Pós-Graduação em Estudos Estratégicos (PPGEST), Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM), Pós-Graduação em Letras (PPGL), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação.

O projeto atual da Comissão de Biblioteca intitula-se “Livros e Leituras no Século XXI: Rede Multidisciplinar de Pesquisa da Grande Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, e foi contemplado com verba dos editais PROINFRA-Finep (2008) e CT-INFRA CAPES (2008). Este projeto objetiva a modernização técnica da Biblioteca Central do Gragoatá (BCG), tendo em vista o suporte (universal para vários campos do saber) ao desenvolvimento da pesquisa no campo dos estudos humanistas.

Nosso objetivo é transformar a BCG numa biblioteca de referência no Estado do Rio de Janeiro para as ciências humanas e sociais. Em breve esperamos poder oferecer um local ainda mais adequado para a pesquisa e trabalho, inclusive com acesso à internet e a revistas nacionais e internacionais, através do portal capes.

Voltar ao Início

Lattes
Periódicos
CAPES
FAPERJ
Domínio Público
CNPq