Pesquisar historia.uff.br:

Setor Temático de História Antiga

O setor temático de história antiga foi criado em 1988, juntamente com o de história medieval, e hoje se organiza referido ao estudo de quatro civilizações:

  1. Egito Faraônico - do pré-dinástico ao I milênio a.C. (até o século V a.C.);
  2. Grécia Antiga - sociedades palacianas micênicas da Idade do Bronze, as póleis do VIII ao IV século a.C.;
  3. Roma Antiga - Roma Republicana do século V a.C. até 30 a.C., Roma Alto Imperial de 30 a.C. até o final do século II d.C.;
  4. Sociedades Célticas, da Primeira Idade do Ferro até o século IV d.C. 

O estudo de tais civilizações é desenvolvido partir das linhas de pesquisa do Programa, com base nas seguintes temáticas:

Economia e Sociedade: atividades econômicas nos espaços rural e urbano; estratificação e movimentos sociais; economia política, redes e formas de sociabilidade; povoamento e colonização.

Poder e Sociedade: formas de exercício do político na Antiguidade; poder e religião; instituições e modos de organização político-sociais; práticas de oposição e contestação.

Cultura e Sociedade: ideologias, imaginários e mentalidades; politeísmos e monoteísmos na Antiguidade; escrita e oralidade; artes e literatura; espaço e paisagem; etnicidade antiga e usos do passado; contatos e identidades."

Laboratórios e Núcleos envolvidos:

Os núcleos de pesquisa do PPGH contam com a participação de diversos discentes do Programa e de pesquisadores de outras instituições do país e do exterior. A lista completa dos integrantes pode ser acessada no diretório de núcleos de pesquisa do CNPq e nos sítios específicos dos grupos, acessíveis neste portal.

CEIA
Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade

Participantes docentes do PPGH

  • Sônia Rebel

NEREIDA
Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade

Participantes docentes do PPGH

  • Adriene Baron Tacla
  • Alexandre Carneiro Cerqueira Lima

 

CAPES
Periódicos
CNPq
FAPERJ
Lattes
Domínio Público