Pesquisar historia.uff.br:

Regulamentação para o Estágio de Pós-Doutorado

Proposta consolidada a partir do documento feito pelo Ciro Cardoso, acrescidas dos tópicos discutidos na reunião de 29/08/2007 da CPLAN, das alterações determinadas em reunião do Colegiado de 07/08/2013 e das modificações realizadas na reunião da CPLAN de 26 de maio de 2015.

Para o preenchimento do cadastro clique aqui

Características e finalidades

O estágio de pós-doutorado no PPGH tem como objetivos principais receber pesquisadores-doutores para desenvolvimento de atividades de pesquisa e interlocução acadêmica junto aos integrantes do colegiado do PPGH e do Departamento de História da UFF. Diferencia-se das categorias de mestrado e doutorado, por ser proposto por um docente do colegiado do PPGH, que assume a interlocução com o projeto e a responsabilidade de incorporar o pesquisador às atividades acadêmicas do laboratório ou núcleo de pesquisa.

Estabelece-se, ainda, a existência de duas categorias de estágio associadas ao tempo de titulação do solicitante. São duas categorias de estágio: I e II. Em ambos os casos, a proposta deverá ser encaminhada pelo professor responsável pela interlocução (supervisor de pós-doutoramento) à comissão de planejamento que julgará a adequação da solicitação do perfil do PPGH

Categoria I

Para pesquisadores com menos de sete anos de doutoramento.

Material para a solicitação:

  1. Projeto de pesquisa original a ser desenvolvido junto a uma das linhas de pesquisa do PPGH.
  2. Plano de trabalho para um ano com detalhamento das atividades acadêmicas a serem desenvolvidas no PPGH.
  3. Apresentação uma proposta de atividade acadêmica para ser desenvolvida junto à graduação. As atividades sugeridas incluem:  curso a ser ministrado no ciclo profissional do curso de graduação, com carga horária de 60 horas (ementa e bibliografia básica de 10 livros);  oficinas de fontes, seminários de pesquisa, ciclo de debates, ciclo de filmes com debates, etc.,  com carga horária mínima de 20 horas. As atividades propostas devem ser certificadas pela coordenação de curso de Graduação (Bacharelado e/ou Licenciatura)  como AAC  mediante a apresentação de plano de trabalho.
  4. Compromisso de apresentação de um relatório final e dos resultados da pesquisa – ou parte deles – em um texto a ser publicado no site do PPGH.
  5. Preenchimento da ficha cadastral disponível no site.

Categoria II

Para pesquisadores com mais de sete anos de doutoramento, com atuação em Universidades públicas ou privadas, com licença das suas atividades docentes.

Material para a solicitação:

  1. Projeto de pesquisa original a ser desenvolvido junto a uma das linhas de pesquisa do
    PPGH.
  2. Plano de trabalho para um ano com detalhamento das atividades acadêmicas a serem desenvolvidas no PPGH.
  3. Compromisso de apresentação de um relatório final e dos resultados da pesquisa – ou parte deles – em um texto a ser publicado no site do PPGH.
  4. Preenchimento da ficha cadastral disponível no site.

Direitos e Deveres

O(a) supervisor(a) (responsável pela interlocução) acolherá o pesquisador, habilitando-o às condições de trabalho junto aos núcleos e laboratórios e auxiliando-o no desenvolvimento do seu plano de atividades.

O(a) pesquisador (a) deverá cumprir as metas estabelecidas no projeto, participar das atividades acadêmicas afinadas ao seu plano de atividades (seminários, work-shops, palestras, etc.) e produzir um relatório ou um texto relacionado à pesquisa a ser publicado no site do PPGH.

Após a entrega do relatório e/ou texto, o PPGH fornecerá um certificado de estágio pós-doutoral, uma declaração do GHT de Professor Visitante do Departamento de História, caso o solicitante ministre uma disciplina no curso de Graduação.

O prazo estabelecido é de um ano, podendo ser renovado por mais um, mediante solicitação formal por parte do(a) supervisor(a).

A cada ano de renovação da bolsa pós-doutorado categoria I, o pesquisador deverá apresentar uma proposta de atividade acadêmica para o curso de Graduação de acordo com o artigo 3, categoria I.

CNPq
Lattes
Domínio Público
CAPES
Periódicos
FAPERJ