Pesquisar historia.uff.br:

Estrutura Curricular

O fluxograma é um instrumento gráfico utilizado para mostrar o percurso do aluno no processo de integralização curricular do Curso. O fluxograma dos Cursos de Graduação em História demonstra a distribuição sequencial das disciplinas pelos períodos letivos previstos para a conclusão da Licenciatura e do Bacharelado.

O fluxograma mostra o rol de disciplinas que compõe o ciclo básico e o ciclo profissional e elenca as disciplinas optativas, instrumentais, eletivas e pedagógicas necessárias à integralização curricular na licenciatura e no bacharelado.

Ele indica as disciplinas que devem ser cursadas em cada período letivo, como recomenda o Projeto Pedagógico dos Cursos, registrando a carga horária correspondente a cada ciclo que compõe o currículo.

Como utilizar

A visualização da estrutura do currículo permite ao aluno acompanhar o progresso de seu curso e planejar os próximos semestres.

O aluno deve utilizar o fluxograma para planejar sua inscrição em disciplinas a cada período.

O aluno deve usar o fluxograma para orientar o sentido do seu deslocamento no currículo e controlar sua vida acadêmica, ordenando o tempo necessário para integralizar a carga horária.

Fluxogramas dos Cursos de História

Periódicos
Domínio Público
CNPq
CAPES
FAPERJ
Lattes