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Setor Temático de História Contemporânea I: Tradição e Modernidade

O setor contempla a problemática da passagem à modernidade desde meados do século XVIII às primeiras décadas do século XX, com ênfase em questões sobre escravidão e pós-abolição, luta pela terra, comércio e negócios, nação, cidadania, direitos, cultura e identidades. As questões são abordadas a partir das seguintes temáticas, organizadas a partir das linhas de pesquisa do Programa:

Poder e Sociedade na passagem à modernidade: Estado e nação, revoluções atlânticas, a formação dos Estados nacionais, escravidão e abolicionismo, cidadania e direitos; culturas políticas, da ilustração aos liberalismos, conservadorismos e autoritarismos, nacionalismos e identidades nacionais, colonialismos; história intelectual, ideologias e pensamento político, intelectuais - obras, trajetórias, sociabilidades - pensamento social e político; instituições políticas e poderes públicos, representação política, justiça e direito, controle social e disciplina; historiografia, teoria e metodologia.

Cultura e Sociedade na passagem à modernidade: história social da cultura, literatura, teatro e música, intelectuais e cultura popular, pensamento social, história da leitura, cultura e cidades, religiosidades e festas; culturas políticas e identidades, escravidão, abolição, imigração, etnicidades e relações interétnicas, raça e racismo, sociedades não ocidentais e diversidade cultural; famílias, gêneros e sexualidades, história das famílias e história cultural, relações de gênero e sexualidade; historiografia, teoria e metodologia.

Economia e Sociedade na passagem à modernidade: movimentos sociais rurais e urbanos, as cidades e o protesto popular, rebeliões escravas, campesinato e movimentos sociais, messianismo e banditismo social, a luta pela terra e a questão agrária; comércio e indústria, tráfico negreiro e comércio atlântico, história das empresas, negócios, negociantes e riqueza, trabalho livre, imigração e escravidão; história agrária e história social, estruturas fundiárias e sistemas de uso da terra, estratificações sociais no mundo rural, campesinato, trabalho escravo e trabalho livre, demografia e história social; historiografia, teoria e metodologia.

Laboratórios e Núcleos Envolvidos

Os núcleos de pesquisa do PPGH contam com a participação de diversos discentes do Programa e de pesquisadores de outras instituições do país e do exterior. A lista completa dos integrantes pode ser acessada no diretório de núcleos de pesquisa do CNPq e nos sítios específicos dos grupos, acessíveis neste portal.

CEO
Centro de Estudos do Oitocentos

Participantes docentes do PPGH

  • Alexsander Lemos de Almeida Gebara
  • Carlos Gabriel Guimarães
  • Gladys Sabina Ribeiro
  • Théo Piñeiro

LABHOI
Laboratório de História Oral e Imagem

Participantes docentes do PPGH

  • Hebe Mattos
  • Mariza de Carvalho Soares

LCP
Laboratório Cidade E Poder

Participantes docentes do PPGH

  • Gizlene Neder
  • Humberto Machado

Cia das Índias
Núcleo de História Ibérica e Colonial na Época Moderna.

Participantes docentes do PPGH

  • Márcia Motta (Observatório Agrário)
  • Sheila Siqueira de Castro Faria

NUPEHC
Núcleo de Pesquisa em História Cultural

Participantes docentes do PPGH

  • Maria Fernanda Bicalho
  • Maria Regina Celestino de Almeida
  • Martha Abreu
CAPES
CNPq
Domínio Público
Periódicos
FAPERJ
Lattes