Pesquisar historia.uff.br:

Procedimentos

Manual do Pós-Graduando Última versão

Faça aqui o download do Manual do Pós-Graduando

Regimento Novo aprovado em 26 de abril de 2006

Faça aqui o download do Arquivo em PDF

O Boletim de Serviço (ano 36, nº080 de29 de maio de 2006) aqui disponível não está completo, constam apenas as versões integrais do Regimento e do Currículo do Programa de Pós-Graduação em História (págs 029-053 mais 3 páginas iniciais).

Algumas Informações importantes

É fundamental que o aluno se mantenha informado todo o tempo sobre o andamento de seu curso. A secretaria faz um acompanhamento geral dos alunos, mas ela só entrará em contato nos momentos críticos. O mais aconselhável para todos os alunos é que se mantenham atentos a cada etapa do processo: quais disciplinas precisafazer, quantas já fez, quanto tempo de curso ainda tem, prazos de defesa etc. Os calendários semestrais são informados não só na secretaria como também são enviados pelas lista de avisos do YAHOO. Verifique se você está recebendo normalmente as mensagens, caso contrário entre em contato.

A entrada no curso

As forma de entrada nos cursos podem ser mais bem explicadas no item "Formas de Ingresso". A idéia deste ítem é apenas dar algumas sugestões a respeito do que o aluno novo deve se preocupar em saber.

A matrícula e a Inscrição em disciplinas

A matrícula semestral é o processo pelo qual o aluno renova seu vínculo com a universidade. Nesse período, é importante que o aluno faça uma revisão de seus dados cadastrais, além de conferir seus prazos e notas. Os alunos que ainda estão cursando disciplinas podem fazer sua incrição na secretaria do PPGH no período divulgado no calendário do PPGH a cada semestre. Os alunos que não puderem por motivos de força maior, comparecer pessoalmente, podem fazer uso de uma procurador, munido de uma procuração de próprio punho. Atentem porem que o procurador instituído deve ser bem intruído para resolver quaisquer problemas que possa sugir durante o processo.

Aconselhamos fortemente que os alunos novo façam o máximo de esforço para comparecerem pelo menos a primeira matrícula, pois esta é de suma importância para o conhecimento gereal do curso.

Aqueles que já terminaram todas as disciplinas podem fazer sua matrícula através do e-mail matricula@historia.uff.br enviando na mensagem os seguintes dados: Nome completo, nível (mestrado ou doutorado), número de matrícula (se possível) e todas as informações necessárias para manter o cadastro atualizado (mudanças de telefone, endereço e e-mail)

A escolha do orientador

A escolha do orientador logo na primeira matrícula é fundamental principalmente para os alunos de mestrado pois com apenas dois anos para o término do curso, não há muito tempo a perder. Aconselhamos no entanto que todos os alunos (mestrado e doutorado) comecem a pensar no assunto tão logo tenham a aprovação no programa confirmada.

Aqui no site do PPGH, na página relativa aos docentes, há uma lista de áreas de interesse para cada professor do programa. Verifique através desta página qual o professor mais se aproxima daquilo que pretende estudar e comece os contatos via e-mail para confirmar não só o interesse do professor em orientá-lo como também se o professor tem vaga para que isso seja posssível. Tente marcar uma entrevista o mais rápido possível para que no dia da matrícula você já tenha um primeiro ok do orientador de seu interesse para poder indicá-lo.

Perceba que o processo não termina aí. O professor escolhido vai assinar o aceite e depois tal solicitação é encaminhada para a Comissão de Planejamento Acadêmico, responsável pela manutenção da ordem acadêmica que irá verificar se o professor indicado pode assumir outro orientando (há um limite de vagas) e só com o aval da comissão sua indicação será aceita.

Continua...

Outros procedimentos serão colocados aqui. Se tiver dúvida específicas sobre algum assunto, verifique se a resposta não está no Manual do Pós-Graduando.

Periódicos
FAPERJ
Lattes
CNPq
Domínio Público
CAPES