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Estado, Cidadania E Sociedade Nos Impressos: Relações De Poder No Oitocentos.
Disciplina: EGH.00337 Seminário de Poder e Sociedade Contemporânea IV Mín. Alunos: -
Máx. Alunos: -
Horário: Quinta 14:00/17:00
Sala: 402 Bloco P
2/2018
Vagas PPGH: 25
Vagas Ext: 10
Professor Responsável: Gladys Ribeiro
Ementa: Ao partir das reflexões sobre a cidadania, sociedade e as dimensões de Estado, no século XIX brasileiro, em enfoques que contemplam a história da cultura, do poder e da política, esta proposta pretende analisar as novas interpretações historiográficas sobre os impressos, em suas diferentes formas: panfletos, periódicos especializados, jornais, diários e livros. Contemplaremos as leituras que foram feitas sobre esses impressos e o lugar desses textos, de seus autores, editores e jornalistas na política brasileira imperial. A consolidação de uma cultura escrita foi fundamental para engendrar e fazer circular uma cultura política. De acordo com a perspectiva de Robert Darnton e Daniel Roche (1994), a palavra impressa atua como uma “força ativa na história”, não como um simples registro do que aconteceu. Interessa-nos, então, analisar a circulação de ideias, bem como projetos de construção da problemática do Estado que tentavam solucionar tensões sociais postas, que podiam se expressar em demandas que hoje em dia configuramos como esferas da cidadania, em suas perspectivas distintas. Deste diálogo permanente, por um lato brotavam propostas de contenção dos conflitos sociais; por outro, havia a constante tentativa de conformação de uma opinião pública de modo a se intervir de forma eficaz nas instituições e nos rumos daquela sociedade. Assim, este curso se insere no âmbito dos objetivos de estudo e de investigação do Centro de Estudos do Oitocentos (CEO) e do Núcleo de Estudos de Migrações, Identidades e Cidadania (NEMIC). Pretende igualmente, dar sequência aos debates travados em seminários temáticos que organizei nas ANPUHs de 2012, 2014, 2015 e 2016. Destes eventos, resultaram livros publicados. Alguns desses textos serão lidos em conjunto com perspectivas teóricas de como se trabalhar com o tema que dá título ao curso.

Bibliografia:

ALONSO, Paula (comp.). Construcciones impresas: panfletos, diarios y revistas en la formación de los Estados nacionales en América Latina, 1820-1920. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2004.

BOURDIEU, Pierre, CHARTIER, Roger e DARNTON, Robert. Dialogues a propos de l ´histoire culturelle. In: Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Paris, septembre 1985, n. 59, pp. 86-93.

BOURDIEU, Pierre. Campo de poder, campo intelectual e habitus de classe. In: . A economia das trocas simbólicas. SP: Perspectiva, 1992, pp.183-202.

CARVALHO, José Murilo. História intelectual no Brasil: a retórica como chave de leitura In: Topói. Revista de História da Pós-Graduação em História Social da UFRJ. Rio de Janeiro, Sete Letras, 2000, p. 123-152.

CHARTIER, R. Introdução e História intelectual e história das mentalidades. In: ________. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1988, pp. 13-68.

CHARTIER, Roger. O leitor entre limitações e liberdade e A leitura entre a falta e o excesso. In: . A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora Unesp/ Imprensa Oficial do Estado, 1999, pp. 75-114.

DAHER, Andrea. A oralidade perdida: ensaios de história das práticas letradas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

DARNTON, Robert. Primeiros passos para uma história da leitura. In: . O beijo de Lamourette. Mídia, Cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, pp.146-174.

KOSELLECK, Reihart. "Uma história dos conceitos: problemas, teóricos e práticos. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, 5 (19), 1992. p. 134-146.

LAHIRE, B. Lecture populaire: les modes d’appropriation des textes. Revue française de pedagogie, vol 104, 1993, pp. 17-26.

MOLLIER, J.Y. A leitura e seu público no mundo contemporâneo: ensaios sobre história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, pp. 61-158.

OUVRY-VIAL, B. L’acte éditorial: vers une théorie du geste. Communication et langages, n. 154, 2007, pp. 67-82.

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