Pesquisar historia.uff.br:

 

A Produção Do Conhecimento Em História Antiga E Medieval
Disciplina: EGH.00343 Metodologia I: Antiga e Medieval Mín. Alunos: -
Máx. Alunos: -
Horário: Sexta 14:00/17:00
Sala: 302 Bloco P
2/2018
Vagas PPGH: 10
Vagas Ext: 10
Professor Responsável: Mário Jorge da Motta Bastos
Ementa: A disciplina visa a fomentar as atividades de pesquisa dos pós-graduandos, promovendo abordagens e debates de temas e elementos diversos que favoreçam a reflexão e a tomada de posição crítica acerca da produção do conhecimento em História, enfatizando-se as especificidades dos setores de História Antiga e Medieval e os seguintes tópicos: epistemologia da História e paradigmas rivais; teoria(s) e metodologia(s) da História; campos primordiais de investigação na área de História (linhas de rumo; controvérsias e polêmicas dominantes; conceitos centrais que fundamentam a mais recente produção historiográfica). O programa da disciplina será ajustado às demandas específicas da turma

Bibliografia:

ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: Edusc, 2006.

BARROS, José D’Assunção. O Projeto de Pesquisa em História. Petrópolis: Vozes, 2008.

BHASKAR, Roy. “Sociedades”. In: Archer et al. (ed.) Critical Realism: Essential Readings. London: Routledge, 1998. (Tradução preliminar de Herman Mathow & Thais Maia; Revisão: Bruno Moretti & Lilian Paes; Supervisão e Revisão Técnica: Mario Duayer).

BUNGE, Mario. Teoria e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 2008.

CARDOSO, Ciro Flamarion Santana. “Tinham os Antigos uma Literatura”, Phoînix, 5, Laboratório de História Antiga/UFRJ/Sette Letras, 1999, p. 99-120.

CARDOSO, Ciro Flamarion Santana & VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da História. Ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

_________________. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

FACINA, Adriana. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. São Paulo: EDUSC, 1998.

GUERREAU, Alain. El futuro de un pasado. La Edad Media en el siglo XXI. Barcelona: Crítica, 2002.

HOBSBAWM, Eric. Sobre a História. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

JENKINS, Keith. A História Repensada. São Paulo: Contexto, 2011.

MÉHU, Didier et al. (ed.). Pourquoi étudier le Moyen Âge? Les médiévistes face aux usages sociaux du passe. Actes du colloque tenu à l’université de São Paulo du 7 au 9 mai 2008. Paris: Publications de la Sorbonne, 2012.

MORLEY, Neville. Theories, Models and Concepts in Ancient History. London-New York: Routledge, 2004.

MORSEL, J.; DUCOURTIEUX, Ch. L’Histoire (du Moyen Âge) est um sport de combat... Réflexions sur les finalités de l’Histoire du Moyen Âge destinées à une société dans laquelle même les étudiants d’Histoire s’interrogent. Paris: LAMOP, 2007.

PINSKY, Carla Bassanezi et al. (ed.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2006.

THOMPSON, E. P. “Folclore, antropologia e história social”. In: NEGRO, Antonio Lu

Voltar para a página anterior

Domínio Público
Periódicos
CNPq
FAPERJ
CAPES
Lattes