Sob Os Olhos Da História: Leituras Sobre Fotografia E Cultura Visual | ||
---|---|---|
Disciplina: EGH.00346 Metodologia IV: Cultura e Sociedade | Mín. Alunos: - Máx. Alunos: - |
|
Horário:
Sexta 10:00/13:00 Sala: Sala 501 Bloco P |
2/2017 |
Vagas PPGH: 20 Vagas Ext: 10 |
Professor Responsável: Ana Maria Mauad | ||
Ementa: As conexões entre fotografia e experiência histórica superam o século XIX e a forma como o imperialismo figurou o mundo não europeu, ou a sociedade burguesa se representou por meio dos retratos fotográficos. Durante o século XX a modernização da cultura visual provocada pela expansão dos diferente usos e funções da fotografia delineou um novo espaço público visual. Os circuitos sociais da fotografia incorporou uma variedade de públicos, usos e funções, redefinindo a própria percepção de história por meio das imagens. Em consonância às transformações sociais desenvolve-se uma reflexão crítica que, desde os anos 1930, com os escritos de Walter Benjamin e Siegfrid Kracauer, consolida-se uma fortuna crítica em que a fotografia assume um papel determinante na compreensão da história. O curso objetiva discutir o conceito de “fotografia pública”, como plataforma de observação da relação cultura visual, fotografia e escrita da história no mundo contemporâneo. Organiza-se em duas partes: 1) Uma abordagem crítica da experiência fotográfica nos séculos XIX e XX; 2) A fotografia e seus públicos, dimensões da cultura visual | ||
Bibliografia: BELTING, Hans. Antropología de la Imagen, Buenos Aires/Madrid: Katz Editores, 2012 (German edition, Bild-Anthropologie, Auflage, 2002). HEYWOOD, Ian and SANDYWELL, Barry. Interpreting Visual Culture: Explorations in the hermeneutics of the visual, London/New York: Routledge, 2001. JENKS, Chris (ed.) Visual Culture, London/New York: Routledge, 2002. MIRZOEFF, Nicholas. An Introduction to Visual Culture, London/New York: Routledge, 2003. MITCHELL, W.J.T. What do Pictures Want? The lives and loves of images, Chicago: Chicago University Press, 2005 TAGG, John. The Burden of Representation: Essays on Photographies and Histories, Minneapolis: University of Minnesota Press, 1988. TAGG, John. The Disciplinary Frame: Photographic Truths and the Capture of Meaning , Minneapolis/London: University of Minnesota Press, 2009. SQUIRES, Carol (ed.) The Critical Image: Essays on Contemporary Photography, Seattle: Bay Press, 1990. STURKEN, Marita and CARTWRIGHT, Lisa. Practices of Looking: An introduction to visual culture, Oxford: Oxford University Press, 2004. DYER, Geoff (ed.) John Berger, Selected Essays, New York: Vintage Books, 2001 EDWARDS, Elizabeth and HART, Janice. Photographs Objects Histories: On the materiality of images, London/New York: Routledge, 2004. MILLANES, Jose Muñoz (ed.) Walter Benjamin, sobre la fotografía, traducción Jose Muñoz Millanes, Valencia: Pre-textos, 2008. WELLS, Liz (ed.) Photography: A Critical Introduction, 2a edition, London/New York: Routledge, 2001.
|