Benta Pereira, nascida em 1675 na Freguesia de São Salvador (atual Campos dos Goytacazes), filha de Domingos Pereira da Cerveira e de Izabel de Souza, esteve ativa ao longo de toda a sua vida e foi uma das principais lideranças, ainda que com 73 anos de idade, da Revolta da Capitania da Paraíba do Sul.
Descrição da Batalha das Canoas, por frei Vicente de Salvador
Em julho de 1566, os resistentes tupinambás da Guanabara uniram forças com o cacique de Cabo Frio, Guaixará, que formou uma poderosa força com 180 canoas indígenas.
Certa manhã de fevereiro de 1795, a cidade de Buenos Aires amanheceu com alguns pasquins espalhados pelos lugares habituais em que esses folhetos eram fixados para comunicar alguma notícia ou acontecimento que as vias oficiais calavam.
Luiz Gonzaga Pinto da Gama, nascido em 21 de junho de 1830, em São Salvador, capital da província da Bahia, tornou-se destaque como liderança abolicionista durante o século XIX.
Com a iminência da Independência do Brasil, levantes se espalharam pelo país ao longo do início da década de 1820. No Ceará, um grupo de mais de 600 indígenas invadiu as fazendas de autoridades coloniais, dando gritos contra os europeus e a favor da liberdade dos escravos.
Joaquim José da Silva Xavier, o conhecido Tiradentes, é o maior herói nacional. Na história do Brasil é o personagem mais amplamente citado e sua história é recuperada em filmes, novelas, romances, músicas, peças de teatro, pinturas, esculturas, etc.
Com seu nome presente no livro dos heróis e heroínas da pátria, a indígena Clara Felipe Camarão (nome de batismo cristão), nasceu no Rio Grande do Norte, entre o final do século XVI e início do XVII.
João Mulungu, nascido em meados da década de 1840, no Engenho de Piedade, em Itabaiana - Sergipe, tornou-se um dos principais nomes da luta e da resistência contra a escravidão.
A Cidade, ou Reino do Paraíso Terreal, núcleo em torno do qual transcorreu o movimento, foi fundada nas proximidades da Serra do Rodeador, no antigo povoado de Bonito, a cerca de 130 km do Recife.
Nascida nas primeiras décadas de 1700 na freguesia da Vila do Penedo do Rio São Francisco, a rebelde esteve envolvida num conjunto de protestos que sacudiu o sertão da Capitania de Minas Gerais entre os meses de março e agosto de 1736.
Forçados a abdicar de sua cultura, no século XVI os conversos de mouros iniciam uma rebelião sangrenta - conhecida como revolta das Alpujarras - e violentamente castigada pela Monarquia Hispânica.
Povos indígenas partiram para a guerra contra a conquista portuguesa. Sua habilidade para resistir nessa história de lutas ainda está bem viva no Piauí.
O aldeamento de Santo Inácio dos Reis Magos, uma das principais missões jesuíticas da capitania do Espírito Santo, vivenciou uma grave sublevação realizada pelos índios aldeados em meados do século XVIII
No início do século XIX, escravizados fugitivos das fazendas próximas à Vila de Magé, hoje atual cidade de Magé, organizaram um quilombo nas matas da região.
Em uma sociedade violenta e desigual, de que forma o batismo católico foi utilizado como uma estratégia de resistência cotidiana na luta por melhores condições de vida no cativeiro?
Na época colonial do Brasil, rebeliões, motins, conspirações e sedições aconteceram em vários lugares. Cada um desses protestos é interessante à sua maneira. Pesquise e descubra algumas dessas revoltas.
Consulte aqui material de ensino relacionado às revoltas, protestos e movimentos políticos ao longo da História do Brasil. Planos de aulas alinhados à BNCC e confeccionados especialmente para esta plataforma.