Documentos

PRECIZO dos sucessos, que tiverão lugar em PERNAMBUCO, desde a fautissima e gloriozissima Revolução operada felismente na Praça do Recife, aos seis do corrente Mez de Março, em que o generoso exforço de nossos bravos PATRIOTAS exterminou daquella parte do BRAZIL o monstro infernal da tirania real.

Resumo

Pernambuco; Crise do Antigo Sistema Colonial; processo de descolonização; conflitos de interesses locais com a Coroa portuguesa; conflitos entre as próprias autoridades locais; elevada preponderância de homens pobres e livres

Artifícios da Narrativa

Texto escrito pelo magistrado José Luis Mendonça e tipografado em 10 de março de 1817 no prelo pertencente ao inglês James Pinches. Foram feitas várias impressões desse documento cujo propósito era mobilizar as camadas mais pobres para aderirem à revolta. Seu teor menciona a opressão e a traição da Coroa em relação aos legítimos direitos dos pernambucanos .

Ler o documento

Documento possui 4 páginas

Revolta relacionada ao documento

Revolução Pernambucana de 1817

Local/Data do Documento

Recife 10 de mar. 1817

Desconhecida

Referência do documento original

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, I-31,03,001 n.03

Referência do documento reproduzido

O documento apresentado é uma cópia datilografada no século XX sob a guarda da Biblioteca Nacional. No link indicado podem ser vistos o manuscrito e o panfleto impresso originais.