O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise
Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana
Entender o significado dos termos inconfidência e conjuração;
Compreender o processo de formação de um grupo sedicioso;
Analisar os grupos envolvidos em uma revolta: os revoltosos e os agentes de contestação;
Estudar os interesses dos envolvidos e as consequências da revolta.
Organização da aula em três momentos: a cópia do resumo escrito pelo(a) professor(a) no quadro e preenchimento das lacunas deixadas; exposição do conteúdo e correção do que os alunos preencheram; leitura de trechos do depoimento de Tiradentes e debate sobre eles.
Elaboração de conteúdo para o quadro com o objetivo de garantir aos alunos a possibilidade de ter em seus cadernos um resumo do assunto estudado em sala e incentivo à leitura do material didático adotado pela escola por meio da consulta.
Utilização de fontes históricas para abordar temas como discursos políticos, conceitos trabalhados em sala (conspiração, Inconfidência, Antigo Regime) e promover reflexões acerca da própria fonte. Serão distribuídas cópias dos depoimentos do alferes Joaquim José da Silva Xavier, com trechos destacados para que os alunos leiam.
Permitir que os alunos debatam e façam conexões do assunto trabalhado nas aulas com seus próprios conhecimentos e com a fonte histórica apresentada.
Exposição oral; Conteúdo escrito no quadro; Impressão e leitura de documentos.
Pincel (ou marcador) e quadro.
Material didático adotado pela escola.
Cópia impressa do Verbete “Inconfidência Mineira”. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/revolta/inconfidencia-mineira/
Cópia impressa do depoimento de Joaquim José da Silva Xavier na devassa https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/auto-de-perguntas-a-joaquim-jose-da-silva-xavier/
Sem Nome, "Inconfidência Mineira". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/plano_de_aula/inconfidencia-mineira/. Publicado em: 02 de maio de 2024.