Os alunos escreverão em seus cadernos os tópicos principais do conteúdo a partir das anotações realizadas na lousa pela professora ou professor. As anotações terão lacunas que serão preenchidas pelos alunos por meio da consulta ao material didático. Essa etapa será realizada durante a cópia do conteúdo.
Será realizada a exposição do tema a partir dos tópicos escritos no quadro, solicitando que os alunos respondam às lacunas.
Leitura de trechos de um dos depoimentos do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, na devassa (AUTO DE PERGUNTAS A JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER). Será solicitado que um aluno leia cada trecho destacado da devassa disponibilizada no site Impressão Rebeldes. Caso não seja possível imprimir, sugere-se que o professor faça a projeção dos textos em sala e solicite que alguns alunos leiam em voz alta os textos. Outra possibilidade é a de que os alunos acessem os links pelo celular e trabalhem em grupos, caso alguns não tenham dispositivos e acesso à internet.
Depois da leitura, suscitar o debate a partir de questionamentos, como: o que vocês entenderam do documento? O que o autor do depoimento queria dizer? Qual era o objetivo da Inconfidência? Como Portugal era visto por Tiradentes? A partir das respostas dos alunos, a professora ou o professor instiga-os a associar o documento com o conteúdo exposto. A fim de avaliar a aprendizagem, no final da aula serão realizadas perguntas rápidas como: O que é “inconfidência”? Qual o nome dos principais envolvidos na revolta? Quais foram os resultados da sedição? Eles alcançaram seus objetivos?
Sem Nome, "Inconfidência Mineira". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/plano_de_aula/inconfidencia-mineira/. Publicado em: 02 de maio de 2024.