Autoavaliação

O PPGH completará 50 anos em 2021. Ao longo desse período, se consolidou como um programa de alto nível acadêmico, reconhecido como núcleo de excelência na avaliação da Capes, desde 1998. O Programa sempre se destacou por ações inovadoras de formação na área de história, pela pluralidade temática e pela diversidade teórica de seus quadros docentes. Esta excelência foi alcançada e permanece sólida porque o PPGH tem como tradição realizar frequente avaliação de seus processos acadêmicos e administrativos e propor mudanças e avanços. Antecipando-se em muitos anos à proposta de realização de autoavaliação feita pela Capes, os procedimentos de avaliação e planejamento do Programa foram, ao longo dos anos, realizados nas comissões permanentes, constituídas por membros discentes e docentes, criadas desde os anos 1990: A Comissão gestora do PROEX, a Comissão de Planejamento Acadêmico (CPLAN), a Comissão de Bolsas (CBOL) e a Comissão de Biblioteca. No ano de 2019, por reconhecer a importância dos procedimentos de autoavaliação na manutenção da excelência acadêmica e administrativa, o PPGH criou a Comissão de Autoavaliação (CAA), com o objetivo específico de centralizar e aprofundar atividades de avaliação de seus processos acadêmicos e administrativos, analisar novas demandas e sugerir ações de planejamento, anteriormente realizadas, de forma descentralizada, nas demais comissões do Programa. Com a centralização dos processos de autoavaliação, em uma comissão exclusivamente organizada com este objetivo, o Programa visa garantir sua reconhecida excelência e investir em análises que permitam propor planejamentos de mais longo prazo e alcance.

 

Criação da CAA, em setembro de 2019. Membros: Alexandre Carneiro (presidente) e Jonis Freire (suplente), Alexandre Moraes (setor de Antiga, titular), Carolina Fortes (Setor de Medieval, titular), Ronald Raminelli (Setor de Moderna, titular), Tamis Parron (Setor de C1, titular), Giselle Venancio (Setor de C2, titular), Cezar Honorato (Setor de C3, titular), Vitor Hugo Monteiro Franco (representante discente)

 

Visita da avaliadora externa Professora Violaine Sebillotte Cuchet (Université de Paris 1 - ex Coordenadora do ANHIMA), 29 de outubro de 2019:  a Professora visitou as dependências do Programa (secretaria e salas), auditórios do Instituto de História (IHT) e a Biblioteca Central do Gragoatá (BCG). No dia 29 de outubro reuniu-se com professores do Programa, no Auditório do segundo andar do Bloco O, e discutiu os processos avaliativos europeus e sua apreciação a respeito do PPGH/UFF. No final de sua visita, Violaine S Cuchet emitiu um parecer avaliativo do Programa

Pesquisa realizada com docentes e discentes, em 26 de novembro de 2019

Nos meses de outubro e de novembro de 2020, docentes, discentes e servidores do PPGH irão se reunir no I Seminário de Autoavaliação do PPGH UFF.

Programação do I Seminário de Autoavaliação do PPGH UFF
language