Obras Coletivas

Mitos, projetos e práticas políticas

Mitos, projetos e práticas políticas. Memória e historiografia – Rachel Soihet, Maria Regina Celestino de Almeida, Cecília Azevedo e Rebeca Gontijo (orgs.). Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2009.

Capa | Sumário

 

 

Cultura Política e Leituras do Passado

Cultura Política e Leituras do Passado: Historiografia e Ensino de História. - Martha Abreu, Rachel Soihet e Rebeca Gontijo (orgs.) - Editora Civilização Brasileira - Apoio FAPERJ - 2007

Trata-se da terceira coletânea organizada pelo NUPEHC, com a participação de dois pesquisadores convidados: Manoel Salgado Guimarães e Mary Anne Junqueira. O livro reúne um conjunto de estudos sobre dois fenômenos complexos que se entrecruzam: a cultura política e a cultura histórica. Os textos estão distribuídos por cinco partes, a saber: política, história e memória; o Antigo Regime e a colonização em questão; identidades em construção: indígenas, negros e mestiços; representações do povo, do intelectual e da nação; e participação política. Com distintos recortes temáticos e espaço-temporais, os trabalhos contribuem de diferentes formas para ampliar os horizontes da história cultural, pensada enquanto história social da cultura, enfatizando a dimensão política do cultural e a dimensão cultural da política.

 

 

Culturas Políticas.

Culturas Políticas. Ensaios de história cultura, história política e ensino de história. - Rachel Soihet, M. Fernanda Bicalho, M. de Fátima Gouvêa (org) - Editora Mauad - Apoio FAPERJ - 2005

Capa | Sumario

Culturas políticas: ensaios de história cultural, história política e ensino de história sintetiza o processo de criação coletiva e plural dos pesquisadores do NUPEHC, forjado no encontro de diferenças de temas, objetos, tempos e espaços e na aventura comum de rever campos consagrados do conhecimento. Em cinco partes e 19 capítulos, os autores tratam de relações de poder, cultura política e ensino da história. Além de discussões teóricas e metodológicas, abordam experiências que se deslocam do século XVIII, sob o Antigo Regime português, para o Brasil e os EUA do século XX. Portam sinais da renovação da história política iniciada nos anos de 1970, e das questões postas pela dialética de múltiplas temporalidades, da estrutura e do evento, marcas da história cultural. Concepção plural da história, interseções da história cultural e da história política, variedade de temas e problemas fazem desse livro o lugar de instigantes sugestões para rumos historiográficos e de preciosas orientações para o ensino de história.

 

 

Ensino de História. Conceitos, temáticas e metodologia.

Ensino de História. Conceitos, temáticas e metodologia. Martha Abreu & Rachel Soihet (org.) - Editora Casa da Palavra - Apoio FAPERJ - 2003

Capa | Sumário

Os capítulos deste livro tratam das possibilidades da pesquisa histórica em sua articulação com o ensino. Fornecem instrumentos para que se pensem alguns conceitos-chaves em História e a atuação dos professores dessa disciplina. Exatamente estes conceitos - identidade, cultura, cidadania e gênero - formam as quatro partes do livro, nas quais são apresentadas as discussões conceituais, a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais e algumas atividades pedagógicas ligadas à temática em foco.

Desta Maneira, além de expor o debate historiográfico sobre essas temáticas e conceitos, os textos aqui apresentados fornecem novas perspectivas de análise sobre a nossa sociedade.

Textos de: Angela de Castro Gomes, Cecília Azevedo, Hebe Maria Mattos, Larissa Vianna, Luciana M. Gandelman, Marcelo de Souza Magalhães, Maria Angela de Faria Grillo, Maria Fernanda Baptista Bicalho, Maria Regina Celestino de Almeida, Martha Abreu, Rebeca Gontijo, Roberta Martinelli e Barbosa e Suely Gomes Costa

 

 

Voltar a Publicações