Sala de aula

Revolta da Cachaça (Rio de Janeiro, 1660-61)

São Sebastião do Rio de Janeiro, 1660-1661

• 7 – Fundamental II
  • Duração: 100
  • Habilidade BNCC: EF07HI10

Unidade Temática

A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Objeto de Conhecimento

A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação

Objetivos Específicos

Compreender, a partir do estudo da chamada Revolta da Cachaça, que se desenrolou no Rio de Janeiro em 1660 e 1661, uma das características típicas das revoltas que ocorrem na etapa do Antigo Regime, as contestações encontram justificativa na ideia do direito dos súditos em reagir à tirania.

Conhecer as principais medidas administrativas que se configuram como atos tirânicos e entender as origens da crítica a elas e a noção de injustiça.
Avaliar o campo de ação e a forma de governo das autoridades durante o Brasil colônia perante os colonos e as exigências da administração central.
Analisar as principais reivindicações que motivaram a rebelião.

Analisar a forma violenta e exemplar como se deu a resolução do conflito a partir da análise da pena capital aplicada a Jerônimo Barbalho.
Analisar documentos históricos acerca da revolta da Cachaça.

Estratégias e Recursos

Organização da aula em dois momentos: primeiro, sobre a apresentação do tema e, segundo, a análise de documentos.

Analisar a revolta da cachaça a partir de três eventos de destaque. Primeiro, discutir com os alunos sobre a fidelidade ou não dos amotinados às autoridades políticas, destacando os momentos de manifestação pública dos levantados. Em segundo lugar, analisar as motivações que culminaram na rebelião, dentre elas a tributação e o isolamento do governador Salvador Correia de Sá, percorrendo também outras razões frequentes de descontentamento que provocavam as revoltas. Por fim, abordar as formas de punição aplicadas a criminosos no antigo regime, destacando as penas de morte, a partir do exemplo de Jerônimo Barbalho. Tudo isso será abordado por meio de exposição oral e reprodução de slides.

Explicar a concepção de direitos e justiça durante o período colonial brasileiro, bem como o funcionamento da aplicação de penas àqueles considerados criminosos.

Analisar os documentos que circularam durante a revolta de 1660-61 para permitir que os alunos reflitam e discutam alguns dos conteúdos apresentados na aula expressos nas fontes que narram os eventos da revolta. Neste momento da aula, a turma será dividida em alguns grupos de 5 alunos e, em seguida, serão distribuídos os documentos em folha A4 para que os educandos os analisem. Além disso, nessas folhas contém algumas perguntas relacionadas às fontes, que devem ser respondidas pelos alunos.

Exposição oral; Impressão e leitura de documentos; apresentação de conteúdo audiovisual (Powerpoint)

Plano de aula elaborado por:

• Leandro Silva Machado dos Santos
    Graduando no curso de História da Universidade Federal Fluminense