Projetos e Eventos
- Participação
dos Bolsistas em Eventos.
- O Projeto na Mídia.
- Participações em Eventos Internacionais em 2005.
- Repercussão do Projeto em outros Estados.
Participação dos Bolsistas em Eventos
O
projeto A Escravidão Africana nos Arquivos
Eclesiásticos tem sido desenvolvido desde
outubro de 2002 e conta com a coordenação
das professoras-doutoras Mariza de Carvalho
Soares e Hebe Maria Mattos. Desde então as
alunas Denise Vieira Demétrio e Gisele
Martins Ribeiro, bolsistas da FAPERJ
envolvidas no projeto, desenvolveram uma série
de atividades de divulgação do projeto. Em
2004 duas outras alunas do Departamento de
Historia da UFF e bolsistas do CNPq/PIBIC
passaram a integrar o projeto, Camila Baptista
Dias e Giselle Menezes Tavares. No seu
conjunto o trabalho abrangeu atividades de
transcrição de documentos, catalogação e
digitalização. Durante os três anos de projeto as estudantes procuraram divulgar seus trabalhos a fim de tornar pública a importância do projeto: - Denise Vieira Demétrio e Gisele Martins apresentaram resultados do projeto na Faculdade Educacional de Duque de Caxias (FEUDUC), por ocasião da Semana de História e Geografia - ano de 2002; - Denise Vieira Demétrio e Gisele Martins apresentaram resultados do projeto por ocasião do II Congresso de Professores e Pesquisadores da História da Baixada Fluminense - Baixada Fluminense: uma historiografia em construção, realizado em Nova Iguaçu - setembro de 2002; - Denise Vieira Demétrio e Gisele Martins apresentaram resultados do projeto por ocasião do XI Encontro Regional da ANPUH - História e Biografias, realizado na UERJ - outubro de 2002; - Denise Vieira Demétrio e Gisele Martins publicaram texto sobre a metodologia do projeto na Revista Pilares da História, organizada pelo Instituto Histórico de Duque de Caxias - maio de 2004; - Denise Vieira Demétrio, Gisele Martins, Camila Baptista Dias e Giselle Menezes Tavares apresentaram resultados do projeto no III Congresso de Professores e Pesquisadores da História da Baixada Fluminense - História e Poder, realizado na UFRRJ - setembro de 2005. Nestes espaços as estudantes procuraram enfatizar os ganhos que o projeto tem-lhes oferecido como a importância da metodologia de pesquisa, fundamental para o ato de pesquisar, a tecnologia a serviço da história, os resultados já concretizados em suas monografias particulares e informações que podem ser retiradas das documentações eclesiásticas, como relações de compadrio, demografia, perfil de legitimidade dos batizandos e dos nubentes, proprietários da região, procedência étnica etc. |