Projetos e Eventos

- Participação dos Bolsistas em Eventos.
- O Projeto na Mídia.
- Participações em Eventos Internacionais em 2005.
- Repercussão do Projeto em outros Estados.


Participação dos Bolsistas em Eventos

O projeto A Escravidão Africana nos Arquivos Eclesiásticos tem sido desenvolvido desde outubro de 2002 e conta com a coordenação das professoras-doutoras Mariza de Carvalho Soares e Hebe Maria Mattos. Desde então as alunas Denise Vieira Demétrio e Gisele Martins Ribeiro, bolsistas da FAPERJ envolvidas no projeto, desenvolveram uma série de atividades de divulgação do projeto. Em 2004 duas outras alunas do Departamento de Historia da UFF e bolsistas do CNPq/PIBIC passaram a integrar o projeto, Camila Baptista Dias e Giselle Menezes Tavares. No seu conjunto o trabalho abrangeu atividades de transcrição de documentos, catalogação e digitalização.
Durante os três anos de projeto as estudantes procuraram divulgar seus trabalhos a fim de tornar pública a importância do projeto:

- Denise Vieira Demétrio e Gisele Martins apresentaram resultados do projeto na Faculdade Educacional de Duque de Caxias (FEUDUC), por ocasião da Semana de História e Geografia - ano de 2002;

- Denise Vieira Demétrio e Gisele Martins apresentaram resultados do projeto por ocasião do II Congresso de Professores e Pesquisadores da História da Baixada Fluminense - Baixada Fluminense: uma historiografia em construção, realizado em Nova Iguaçu - setembro de 2002;

- Denise Vieira Demétrio e Gisele Martins apresentaram resultados do projeto por ocasião do XI Encontro Regional da ANPUH - História e Biografias, realizado na UERJ - outubro de 2002;

- Denise Vieira Demétrio e Gisele Martins publicaram texto sobre a metodologia do projeto na Revista Pilares da História, organizada pelo Instituto Histórico de Duque de Caxias - maio de 2004;

- Denise Vieira Demétrio, Gisele Martins, Camila Baptista Dias e Giselle Menezes Tavares apresentaram resultados do projeto no III Congresso de Professores e Pesquisadores da História da Baixada Fluminense - História e Poder, realizado na UFRRJ - setembro de 2005.

Nestes espaços as estudantes procuraram enfatizar os ganhos que o projeto tem-lhes oferecido como a importância da metodologia de pesquisa, fundamental para o ato de pesquisar, a tecnologia a serviço da história, os resultados já concretizados em suas monografias particulares e informações que podem ser retiradas das documentações eclesiásticas, como relações de compadrio, demografia, perfil de legitimidade dos batizandos e dos nubentes, proprietários da região, procedência étnica etc.


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