Eventos
O Programa de Pós-Graduação em História é o Laboratório Brasil Republicano convidam para a conversa com dois de nossos ex alunos de graduação e doutorado, Gabriel Onofre e Rafaela Mateus, para debater a importância da Pós-graduação acadêmica na formação de professores do ensino básico.
Data: 22/06/2023
Hora: 16h
Local: Auditório do PPGH, Bloco O, 5o andar
Esperamos vocês lá!
Obs: serão emitidos certificados de 2h
Reflexões sobre a pobreza na cidade pós-clássica: o caso de Antioquia segundo o testemunho de João Crisóstomo (séc. IV)
Sala 1 do PPGH, quinto andar, Bloco O, Campus Gragoatá
Tese: "o espaço do fabuloso" representações de animais e de monstros na cerâmica coríntia (VII-VI séculos a.C.)
LOCAL: Sala 1 do PPGH, bloco O, 5º andar.
Quotidianitats movedisses: Poètica, política i conflicte a l’espai urbàCotidianidades movedizas: Poética, política y conflicto en el espacio urbanoShifting everyday lives: Poetics, politics, and conflicts in urban space 10 anys de l’Observatori d’Antropologia del Conflicte Urbà (OACU)10 años del Observatorio de Antropología del Conflicto Urbano (OACU)10 years of the Observatory ...
Conta com a coordenação da prof. Ynaê Lopes e faz parte do GT - Emancipações e Pós Abolição da ANPUH.
Além da participação de estudantes, pesquisadores e professores, contará com a importante participação de personagens centrais dos movimentos sociais e artísticos da luta antirracista no Brasil.
A Mauad Editora, a Blooks Livraria e a autora Maria Verônica Secreto convidam para o lançamento presencial do livro: O Sul do Sul.
Local: Blooks Livraria - Reserva Cultural, Rua Visconde do Rio Branco, n°880, São Domingos, Niterói.
Tema: Mandioca: Entre esperanças e decepções: como transformar uma planta marginal em planta industrial (Império francês e Brasil, 1900)
Sala 424 Bloco O
Mesa 1: Pesquisa Histórica e a digitalização de fontes
Coordenador: Federico Palomo
Expositores: Elisa Garcia Pietro (Centro de de Información Documental de Archivos?Ministerio de Cultura)
Fernando Bouza Álvarez (Universidade Complutense de Madrid)
Roda de conversa: epistemologias multidisciplinares e praticas de pesquisa compartilhadas
O próximo Webinário do IHT será realizado no dia 29/09/2022, às 15hs, com transmissão pelo canal do Instituto no Youtube. O tema é "História e literatura: panorama crítico", o expositor Luiz Costa Lima (PUC-Rio) e os debatedores Ana Carolina de Azevedo Guedes (PUC-Rio) e Maycon da Silva Tannis (PUC-Rio). O link do evento segue abaixo e o cartaz em anexo. Esperamos todos lá e pedimos que divulguem em suas redes.
Com grande satisfação, convidamos à leitura de mais uma edição da nossa revista História Econômica & História de Empresas, com um dossiê dedicado ao bicentenário da independência do Brasil: "Permanências e Rupturas no processo de independência e na construção da Economia Nacional (c. 1780/1840)". O número pode ser acessado gratuitamente em: https://www.hehe.org.br/index.php/rabphe
História Econômica & História de Empresas
v. 25 | n. 1 | jan.-abr. 2022
Dossiê: Permanências e Rupturas no processo de independência e na construção da Economia Nacional (c. 1780/ 1840)
Apresentação
Luiz Fernando Saraiva e Nelson Mendes Cantarino
Como Tiro e Cartago: portos livres/Portos francos e a economia política do Império português numa perspectiva global (1808-1824)
Jesus Bohorquez
Comércio luso-brasileiro no Rio da Prata e a Independência do Brasil: continuidades e rupturas (1777-1824)
Fabrício Prado
As instituições fazendárias provinciais no contexto da Revolução do Porto e da Independência do Brasil
Cláudia Chaves
Da moeda metálica ao papel-moeda: as transformações do meio circulante na construção do Império do Brasil (1808-1831)
Fernando Cerqueira Lima
Trabalho, escravidão e liberdade em estabelecimentos fabris dos séculos XVIII e XIX
Mário Danieli Neto
Economia e técnica no contexto da Independência do Brasil
Mônica Martins e Leandro Malavota
Os caminhos da riqueza: "Nova Agricultura", Fisiocracia e Filantropia – uma economia agrária para o Brasil
José Newton Coelho Meneses
Tudo que tem valor vira vale: economia e circulação de crédito no contexto da Independência
Clemente Gentil Penna e Rita Almico
Entrevista com Wilma Peres Costa
Luiz Fernando Saraiva e Nelson Mendes Cantarino
Resenha
SARAIVA, L. F.; SANTOS, S. A. dos; PESSOA, T. C. (Org.). Tráfico & traficantes na ilegalidade: o comércio proibido de escravos para o Brasil (c.1831-1850).
São Paulo: Hucitec Editora, 2021.
Glauber Miranda Florindo
* Conferência: "Fazer o bem olhando a quem: identidade e sociabilidade na Londres medieval"
* Conferencista: Viviane Azevedo de Jesuz (Edify Education / Scriptorium).
* Debatedores: Leonardo Fontes (Arquivo Nacional / Scriptorium); Caio Costa (Scriptorium)
* Transmissão: Scriptorium/IHT
A Independência do Brasil afeta os povos indígenas? Como e por que os povos originários são romantizados a partir de 1822? Qual o problema dessa construção imagética e como ela poderia ser revertida? Com a possibilidade de refletir sobre essas questões no #Bicentenário da #Independência, o escritor Daniel Munduruku, a historiadora Elisa Frühauf Garcia, da Universidade Federal Fluminense, e o antropólogo João Pacheco de Oliveira, do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, abordam diferentes facetas da participação indígena no processo de Independência do Brasil.
Verdade, história e fake news.
Expositores: Marcelo de Mello Rangel (UFOP) e Matheus Pereira (UFOP)
Debatedora: Renata Schitino (UFF)
Organizado por discentes do PPGH-UFF para discentes do PPGH-UFF com o intuito de criar um espaço para trocar experiências e problemas das pesquisa em andamento no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.
O Laboratório POLIS realizará um evento presencial no próximo dia 20 de janeiro. Trata-se da vinda do pesquisador Laurent Herment para nos dar uma palestra sobre suas pesquisas recentes. Laurent Herment é pesquisador do CNRS, ligado ao CRH (Centre de Recherches Historiques) e aos laboratórios ERHIMOR (Équipe de recherches pour l ́histoire du monde rural) e GrHEco (Groupe d’Histoire économique) sediados na EHESS-Paris. Laurent Herment é um pesquisador renomado e ativo no campo da história rural e agrícola francesa e europeia. Atualmente, abraçando as questões da história global e da história atlântica da alimentação, está interessado em inserir em seus estudos questões relativas à produção agro-industrial brasileira e seu impacto no mercado mundial do século XIX. Mais precisamente, está preocupado com o mercado exterior da farinha de mandioca e sua relação com a comercialização da batata. Interessados nesse projeto, nós do POLIS convidamos Laurent Herment para conversar conosco, aproveitando sua vinda ao Brasil.
Esse evento ocorrerá dia 20 de janeiro, às 16h, no 4o andar do Bloco O da UFF. A apresentação será em francês e inglês, teremos tradução simultânea e vamos conferir certificados para os presentes.
Convidamos para o encerramento de nossas atividades (2021) Quintas no Scriptorium com a conferência Dante e o inovador princípio das duas beatitudes, proferida pelo Professor Doutor Moisés Romanazzi Torres (Universidade Federal de São João del Rey - MG).
Relembramos nesta data, os setecentos anos da morte do grande escritor Dante Alighieri.
Inscrições gratuitas pelo site https://forms.gle/ZAD1HwUMtJRr9UyZ9
Neste episódio, o professor Fernando analisa o fenômeno da candidatura e eleição de Fernando Collor, primeiro presidente eleito após a ditadura civil-militar. Além disso, discute sobre o papel das classes dominantes, da sociedade organizada e da imprensa no processo que levou ao impeachment do presidente Collor. Ouça!
É grande alegria que escrevemos em nome de todos os professores do Labhoi para parabenizar a querida Ana Mauad.
Ana Mauad foi contemplada com o Prêmio de Excelência Acadêmica das Humanidades da UFF. Justíssima homenagem a quem destaca-se há muito tempo por sua contribuição historiográfica, formação de pós-graduandos, liderança acadêmica em nosso Departamento, Pós-Gaduação e ProfHist, além de sua intervenção pública nos grande debates contemporâneos.
Usos e abusos da pesquisa histórica pela mídia: as pretas forras
Convidamos a todas e todos a assistir nessa sexta-feira (26/11) às 18:00 h ao lançamento de dois livros que possuem a temática de gênero, nas ciências em geral e na História em particular. A professora Ismênia de Lima Martins lança junto com a professora Cecília de Souza Fernandes o livro "Mulheres e Ciência: Trajetórias de Cientistas" e as Professoras Hildete Pereira de Melo e Miridan Briton Falci a 2ª edição de "A Sinhazinha Emancipada: Eufrásia Teixeira Leite (1850-1930) A paixão e os negócios na vida de uma mulher do século XIX".
Os lançamentos ocorrerão no canal da Hucitec no Youtube (disponível no endereço https://youtu.be/rpLvPtNB1FI )
Neste episódio, o professor Amilcar aborda conosco as possiveis definições sobre o que seria o movimento negro, os desafios e suas reivindicações ao longo da história republicada do Brasil e, por fim, aponta as principais conquistas e desafios em torno da pesquisa e ensino de História a respeito do movimento negro.
Inscrições: escritas.uff@yahoo.com
Neste episódio, a professora Hildete elabora um importante panorama sobre os avanços e retrocessos da luta por uma maior participação política das mulheres na República brasileira, analisa o processo de conquista das políticas públicas voltadas para as mulheres e o papel fundamental do movimento feminista nestas vitórias.
O curso propõe apresentar e discutir o aparato teórico-metodológico da pesquisa em história
urbana, privilegiando o caso do Rio de Janeiro e ressaltando suas possibilidades didático-
pedagógicas no processo escolar. Para tanto, apresentará as tipologias de documentos e fontes
para a história da cidade, suas possibilidades de análise e promoverá a discussão da
complexidade desses estudos no mundo contemporâneo, por meio da história do Rio de
Janeiro, através de estudos e pesquisas monográficas de relevância político-
administrativa, socioeconômica e cultural para a cidade.
Abrindo as atividades das Quintas no Scriptorium em 2021, convidamos para a conferência do medievalista e pesquisador do Scriptorium Sínval Gonçalves, professor titular de História Medieval da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) apresentando nessa quinta-feira (29/04), às 17h: "A Elucidação: um certo olhar sobre o Conte del Graal".
Convido todos a participarem de mais um evento do ciclo de palestras Mulheres no Brasil Republicano, dia 26 às 15hs, com a pesquisadora e professora Sheila Schvarzman - UAM.
DE TESTEMUNHA À PROTAGONISTA: BEATRIZ BOJUNGA - DIRETORA DE PRODUÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE CINEMA EDUCATIVO (1936-1965)
Aulas online debatendo com os inscritos os rumos que atualidade brasileira vem tomando desde 1961
No podcast "As Fontes: Pesquisa Histórica Compartilhada" desta semana os pós-graduandos e as pós-graduandas do PPGH-UFF mobilizam diferentes fontes e acervos. Nossos participantes desse episódio são: Alexsandro Pinto, Caio Gatto, Emanuel Antunes, Maria Ferraz e Rafael Haddad.
O próximo Webinário do IHT será na quinta-feira, dia 06/05/2020, às 15hs, com o tema "Os estudos de História Medieval e sua importância no Brasil". Estarão participando Mário Jorge da Motta Bastos, Renata Rodrigues Vereza e, como debatedor, Thiago Pereira da Silva Magela. O moderador será Rodrigo Bentes Monteiro.
próximo Webinário do IHT: Que sentidos tem falar em reforma agrária hoje? Os participantes serão Guilherme Delgado (ABRA), Leonilde Medeiros (UFRRJ) e Moacir Palmeira (UFRJ). Ele será transmitido no próximo dia 29/04/2021, às 15hs, pelo Canal Instituto de História - UFF no YouTube.
O Grupo de Estudos História, Gênero e Feminismos plurais convida estudantes da pós-graduação do PPGH e do ProfHistória e professores supervisores da Iniciação à Docência do PIBID para debater textos e temáticas referentes às relações de gênero e aos feminismos negros, pós e de(s)coloniais na História. O primeiro encontro de apresentação acontecerá no dia 29/04/2021 às 18:00 horas via Google Meet. Email para contato: feminismosplurais.ppgh@gmail.com
05, 12, 19, 26 e 27 de Abril de 2021
Webinário do IHT, com o título "O historiador no tempo presente, anacronismo e história do tempo presente".
Ciclo de palestras Mulheres no Brasil Republicano, com a professora Lívia Magalhães, do departamento de História da UFF.:
"Não se nasce mãe, não se nasce filho. Torna-se!": Feminismos, Maternidade e Adoção no Brasil Contemporâneo
Depois de um breve recesso, estamos retomando os Webinários do IHT. O próximo será no dia 25/02/2021, às 15:00 hs, com o tema "Documentar as violências: justiça de transição e a CNV". Ele foi proposto pela professora Angélica Müller, que também fará a moderação, e terá como expositores Pedro Dallari (USP), Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ) e Camille Goirand (Iheal/U. Paris 3). Como sempre, a transmissão será ao vivo pelo Canal do Instituto de História no YouTube. Envio em anexo o cartaz e o link para a transmissão do YouTube.
Link: https://youtu.be/SWNozLoeYUI
Venho por meio desta mensagem divulgar mais um lançamento de nosso canal HistóriAção, o vídeo do Professor Luiz Fernando Saraiva intitulado: "História Econômica do Brasil no século XIX". (História Econômica do Brasil no século XIX - YouTube)
Escolas de samba: história pública, saberes e arte, congregando vários pesquisadores de distintas áreas do conhecimento.
Já está no ar o Podcast "AS FONTES: Pesquisa Histórica Compartilhada". Uma rede de apoio na pandemia - composta por pós-graduandos e professores do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH UFF) com o apoio do Laboratório de História Oral e Imagem (Labhoi UFF). Serão discutidas as fontes históricas a partir dos possíveis redimensionamentos de projetos de pesquisa durante a pandemia — criando, assim, um espaço para o apoio mútuo — com reflexões sobre a utilização dos acervos digitais e das questões éticas para os trabalhos de campo. É um desafio para escuta sensível, frente aos desafios em tempos difíceis e mudanças de rotas nas pesquisas.
Link: https://open.spotify.com/episode/5gVHR5ycie0hXGkPQ3ezZD...
Em parceria com o grupo de pesquisa Brasil Republicano – Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP), lançamos o 23º episódio do IMAM-BR Podcast! A entrevistada é a Prof. Dr. Benito Bisso Schmidt.
Neste episódio, Benito expõe os desafios existentes no campo dos estudos históricos das relações de gênero, realiza um breve resumo sobre a origem do que hoje se auto identifica como movimento LGBTQIA+, e discute sobre a historiografia brasileira no campo dos estudos de gênero numa perspectiva interseccional.
Curso de Extensão de Teoria e Metodologia do projeto de Pesquisa em História Medieval
ciclos de debates A trajetória de Anibal Quijano e a teoria da colonialidade/descolonialidade
Tardes de pesquisa
Forum da Revista Almanack - Capitalism and the Transatlantic Slave Trade: some broader implications of the instrusion of Northern Europeans, com os professores David Eltis (Emory University), Robert Slenes (Unicamp) e Mariza Soares (UFF)
Workshop com David Eltis (Emory University), para pesquisadores e estudantes de pós-graduação
Seminário Sobre cidades, cultura e poder na História, com os pesquisadores Marina Frydberg (PPCULT/LABAC) e Patrick Estellita Pessoa (PFI/UFF)
A Revolução Russa e a América Latina: debates, influências e experiências
Tardes de Pesquisa
Minicurso Ditadura, transição e tempo presente, com a professora visitante Marina Franco (UBA)
Uma Agenda para a fotografia, do GT de Cultura Visual , Imagem e História
palestra da professora Ernestine Carreira (Université de Provence Aix-Marseille)