Revoltas

Memória

Revolta de Vila Rica

Música

Dorme, Meu Menino, Dorme

Dorme, meu menino, dorme... Que o mundo vai se acabar Vieram cavalos de fogo São do Conde de Assumar Pelo Arraial de Ouro Podre Começa o incendio a lavrar Dorme, meu menino, dorme... Dorme e não queiras sonhar Morreu Felipe dos Santos e, por castigo exemplar, depois de morto na forca, mandaram-no esquartejar Dorme, meu menino, dorme... Que Deus te ensine a lição dos que sofrem neste mundo Violencia e perseguição Morreu Felipe dos Santos Outros, porém nascerão Morreu Felipe dos Santos Outros, porém nascerão

Filmes/Vídeos

A revolta de Vila Rica (1720) e Filipe dos Santos: novas abordagens

A palestra do professor Dr. Luciano Figueiredo, da Universidade Federal Fluminense, aborda a sedição que estremeceu a região mineradora entre junho e julho de 1720, tendo como epicentro a região de Vila Rica. Liderada por Filipe dos Santos e por algumas figuras de destaque na sociedade local, a revolta foi tradicionalmente considerada um movimento nativista e ganhou enorme projeção no passado nacional. Surpreendentemente, seus principais episódios, personagens e desfecho são pouco conhecidos em seus detalhes e complexidade. Nosso esforço nesta apresentação, com base em pesquisas documentais recentes, será o de iluminar as ações políticas durante a revolta, seus protagonistas, a liderança de Filipe dos Santos e a presença de grupos escravizados. A palestra faz parte do calendário de atividades do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais que celebram o Tricentenário de criação da Capitania de Minas Gerais, em 2020.

Setores Populares na revolta de Vila Rica

No contexto do tricentenário da Revolta de Vila Rica, ou Revolta de Filipe dos Santos, acontecida em 1720 nas Minas Gerais, o professor Tarcísio Gaspar, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, aborda a participação de escravizados, libertos e outros grupos populares na sedição de Vila Rica. Live conduzida pelo professor Fábio Ferreira, editor da Revista Tema Livre em 03/07/2020. Link de acesso à primeira parte, a revista indica a sequência.

A Revolta de Vila Rica e o espaço econômico do ouro

No contexto do tricentenário da Revolta de Vila Rica, ou Revolta de Filipe dos Santos, acontecida em 1720 nas Minas Gerais, o professor Carlos Leonardo Kelmer, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, aborda o papel dos interesses econômicos nas articulações que levaram aos protestos em Vila Rica em 1720. Live conduzida pelo professor Fábio Ferreira, editor da Revista Tema Livre em 10/07/2020. Link de acesso à primeira parte, a revista indica a sequência.

Arqueologia e desenvolvimento local no Morro da Queimada

No contexto do tricentenário da Revolta de Vila Rica, ou Revolta de Filipe dos Santos, acontecida em 1720 nas Minas Gerais, a professora Marcia Arcuri, da Universidade Federal de Ouro Preto, aborda aspectos do sítio arqueológico do Morro da Queimada, na atual cidade de Ouro Preto, local marcado pelo desfecho repressivo da revolta de Vila Rica. Live conduzida pelo professor Fábio Ferreira, editor da Revista Tema Livre em 17/07/2020. Link de acesso à primeira parte, a revista indica a sequência.

O conde de Assumar e o discurso histórico e político

No contexto do tricentenário da Revolta de Vila Rica, ou Revolta de Filipe dos Santos, acontecida em 1720 nas Minas Gerais, o professor Rodrigo Bentes, da Universidade Federal Fluminense, aborda o papel do governador que sufocou com violência a rebelião de 1720 e a elaboração do lendário manuscrito "Discurso Histórico e Político que nas Minas houve…". Live conduzida pelo professor Fábio Ferreira, editor da Revista Tema Livre em 31/07/2020. Link de acesso à primeira parte, a revista indica a sequência.

Números da Revolta

19 dias de duração - Entre 1500 e 2000 pessoas participantes - 5 condenados - 1 executados -