Revoltas

Memória

Palmares

Filmes/Vídeos

Quilombo dos Palmares

O programa Expedições desta semana resgata a história do Quilombo dos Palmares - uma nação criada por negros fugidos de vários engenhos de açúcar da região Nordeste, e terra de Zumbi. Grande líder da luta pela liberdade, ele é lembrado hoje como símbolo de resistência. Paula Saldanha e Roberto Werneck documentam o sítio histórico da Serra da Barriga, em Alagoas, que foi a sede administrativa de Palmares e entrevistam Zezito Araújo, professor da Universidade Federal de Alagoas e um dos responsáveis pelo tombamento do local. No documentário, serão mostrados trechos do filme Quilombo, de Cacá Diegues, com uma bela reconstituição do que foi a nação Palmares. Apesar de constantemente invadido pelos portugueses, o Quilombo dos Palmares resistiu por um século, reunindo onze mocambos e uma população de mais de vinte mil pessoas. De 1597 até 1694, quando aconteceu a grande invasão e o massacre, Palmares foi símbolo da resistência ao regime escravagista. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi morto, após muitos combates. Em todo o Brasil, nesta data, comemora-se o Dia da Consciência Negra.

Vídeo aula "The kingdom hidden in Brazil - Marc Adam Hertzman & Flavio dos Santos Gomes"

Palmares: história e historiografia. Convidada Prof.ª Dr.ª Silvia Hunold Lara (Unicamp)

Na conversa a seguir, os Profs. Drs. Fábio Ferreira (UFF) e Silvia Hunold Lara (Unicamp) conversam sobre Palmares, da sua fundação à destruição, passando por personagens como Ganga Zumba, Zumbi e Dandara, e como o quilombo reverberou ao longo dos séculos na sociedade brasileira.

Números da Revolta

Aproximadamente 93 anos de duração - Relatos militares registram que as expedições que destruíam os mocambos traziam apenas algumas dezenas de prisioneiros, raras vezes mais de 200 condenados -

Como Citar

Sem Nome, "Palmares". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/revolta/palmares/. Publicado em: 05 de abril de 2022.