Revoltas

Linha do tempo

Motim de marujos no navio mercante do capitão Loureiro

Período 3

18 de abril de 1783

Porto de Lisboa

O capitão Luís Ventura Loureiro zarpa de Lisboa em direção ao porto de Maurícia.

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31 de maio de 1783

Oceano Atlântico

Discussão entre o despenseiro e primeiro piloto acaba com a intervenção do capitão em favor do último. O capitão é desacatado pelo primeiro piloto, que é preso pelo capitão.

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31 de maio de 1783

Oceano Atlântico

Meia hora depois da discussão, o capitão, visando evitar atritos manda soltar o primeiro piloto 5 vezes. O prisioneiro, porém, se recusa a ser solto mesmo com a promessa do capitão de que tudo seria esquecido. Nesse mesmo dia o mancebo Bernardo também ameaçou o capitão de morte.

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01 de junho de 1783 (data aproximada)

Oceano Atlântico

O capitão mandou o mancebo Bernardo prender o mancebo Manoel por ter agredido o sobrinho do contra-mestre, mas o este se recusou a fazê-lo.

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01 de junho de 1783 (data aproximada)

Oceano Atlântico

Um dos macebos sacou uma navalha chamou outros para ficarem em formção de levante. O condestável e o guardião ajudaram o capitão e pessoas os dois mancebos foram presos.

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05 de junho de 1783

Oceano Atlântico

O capitão escreve para o primeiro piloto de que saísse e parasse de tramar motins com o resto da tripulação. O piloto respondeu que apenas os legisladores poderiam julgá-lo. No mesmo dia o guardião avisou que o prisioneiro estava influênciando tripulantes a irem à Câmara pedir sua soltura.

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05 de junho de 1783

Oceano Atlântico

Capitão promete prender mancebo Bernardo e solta Manoel José. Primeiro Piloto diz que sua prisão vai custar um par de mil cruzados a cada um da tripulação

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14 de junho de 1783

Oceano Atlântico

O capitão ordenou que o José Ventura Montano tentasse convencer o primeiro piloto a sair e relevar as últimas desobediências.

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16 de junho de 1783

Oceano Atlântico

O primeiro piloto concorda em sair da prisão desde que o primeiro termo do juramento fosse anulado, o capitão aceitou.

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17 de junho de 1783

Oceano Atlântico

Os cirurgiões declararam que a água está limpa.

17 de junho de 1783

Oceano Atlântico

O primeiro piloto convence seus partidários que o capitão estava fornencendo menos carne nas rações.

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17 de junho de 1783

Oceano Atlântico

O capitão propôs dar a mesma quantidade de ração dado nos navios reais e os amotinados aceitam, enfurecendo o primeiro piloto.

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17 de junho de 1783

Oceano Atlântico

O primeiro piloto Rodrigues convence seus partidários que apenas o rei poderia obrigá-los àquela ração, assim os marinheiros recusam a proposta do capitão Loureiro, arremessando parte das rações no mar.

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17 de junho de 1783

Oceano Atlântico

O segundo piloto e um dos praticantes dizem aos mancebos que é impossível seguir a viagem sem comida, o capitão repreende o praticante e chama ao trabalho os marinheiros ainda leais.

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17 de junho de 1783

Oceano Atlântico

Antonio Dias de Lima tem uma conversa consporatória com o piloto Rodrgues, que mencionou que em breve, se continuassem com os motins, Ventura Loureiro deixaria de ser capitão.

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23 de junho de 1783

Oceano Atlântico

O capitão Loureiro confisca as navalhas do mancebo Tomé.

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04 de julho de 1783

Oceano Atlântico

O capitão pergunta ao segundo piloto quem dava o rumo do navio e este responde que, desde o dia 31 de maio, era o primeiro piloto.

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04 de julho de 1783

Oceano Atlântico

O capitão negocia com o primeiro piloto, mas este recusa, depois indaga ao segundo piloto se ele trabalharia com um terceiro piloto hipotético, mas este nega, mesmo com a oferta de uma compensação extra.

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10 de julho de 1783

Oceano Atlântico

O capitão pergunta aos dois praticantes para onde levavam seu navio. Estes responderam que o plano deles era deixá-lo na Bahia e nomear o primeiro piloto como novo capitão, mas Loureiro alega que não havia suprimentos suficiente para chegarem a Bahia e que seria necessário arribar antes no Rio de Janeiro.

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12 de julho de 1783

Oceano Atlântico

O segundo piloto Manuel da Cruz comanda uma manobra do navio sem a permissão do capitão, que por sua vez ordena aos marujos que parassem.

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12 de julho de 1783

Oceano Atlântico

O primeiro piloto Rodrigues começou a gritar de sua prisão para que não obedecessem ao capitão Loureiro. Então o segundo piloto é preso e é proibido o contato com os dois cabeças do motim.

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10 de agosto de 1783

Porto do Rio de Janeiro

O navio de Loureiro atraca no Rio de Janeiro para resolver os problemas causados pelo motim.

Como Citar

Sem Nome, "Motim de marujos no navio mercante do capitão Loureiro". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/revolta/motim-no-navio-do-capitao-loureiro/. Publicado em: 24 de fevereiro de 2022.