Sala de aula

A Sabinada e a Imprensa no Período Regencial (Bahia, 1837-1838)

• 8 – Fundamental II
  • Duração: 1h 40m
  • Habilidade BNCC: (EF08HI15) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado; (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.

Unidade Temática

O Brasil no século XIX

Objetos de conhecimento

Brasil: Primeiro Reinado; O Período Regencial e as contestações ao poder central; O Brasil do Segundo Reinado: política e economia; A Lei de Terras e seus desdobramentos na política do Segundo Reinado; Territórios e fronteiras: a Guerra do Paraguai.

Objetivos Específicos

Apresentar os principais conflitos do Período Regencial envolvendo o poder central;

Expor as razões que motivaram a Sabinada e seus principais acontecimentos, assim como os objetivos dos seus líderes e apoiadores na autonomia da Bahia;

Retratar o papel da imprensa como porta-voz da opinião pública e o seu poder em legitimar demandas setoriais;

Analisar trechos do jornal “O Sete de Novembro” com os alunos para investigar o perfil dos revoltosos da Sabinada e a função da imprensa na primeira metade do século XIX.

Estratégias e recurso

Computador com acesso à internet;

Projetor de tela;

PowerPoint;

Leitura de fonte primária.

Revolta

Plano de aula elaborado por:

• Leticia Maria Rodrigues De Melo Oliveira
    Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense. Educadora popular e atualmente assessora do NAIEFE/Secretaria Municipal de Educação de Maricá (RJ).