Rebeldes / Personalidade

Luis Gonzaga das Virgens

  • Brasil
  • Capitania da Bahia de Todos os Santos (1534 – 1821)

Biografia

Luis Gonzaga das Virgens nasceu em Salvador no ano de 1762, era filho do alfaiate Joaquim da Cunha e de Rita Gomes Veiga; a qual era supostamente filha de uma escrava com um português. Gonzaga já era conhecido pelo Governo da Capitania da Bahia antes mesmo de entrar para História como rebelde, pois foi preso por ter desertado do exército três vezes. Em uma destas deserções Gonzaga ficou fora do exército por 4 anos, o que o levou a ser condenado a seis anos de trabalho forçado que não foram cumpridos. Em 24 de agosto de 1798, Gonzaga é preso e levado ao governador após ser acusado de autoria de “papéis sediciosos”. Segundo os depoimentos da época, os papéis pregavam ideias de liberdade e independência. O rebelde negou qualquer envolvimento com o planejamento de uma revolução, ou com a propagação de ideais republicanos, mas seu apelo não é atendido pelas autoridades.
Luis Gonzaga é destinado a forca após ser condenado por crime de lesa-majestade, mas três dias antes é levado ao Oratório do Tribunal da Relação, onde mostra sinais de problemas mentais e por isso consegue adiar a pena de morte. Após ser examinado por médicos, é afirmado que o mesmo não tinha nenhuma complicação mental. Em oito de novembro de 1799, aos 36 anos, Gonzaga é levado a um palanquim localizado na Praça da Piedade, onde viria confessar seu crime e depois morrer. Após ser morto em praça pública, o corpo de Luis Gonzaga continuou exposto por 5 dias consecutivos.

(Bibliografia)

TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Sedição Intentada na Bahia em 1798: a conspiração dos alfaiates. Pioneira Editora, 1975.

TAVARES, Luís Henrique Dias. O soldado Luís Gonzaga das Virgens. Estud. av. vol.13 no.37 São Paulo Sept./Dec. 1999

Nascimento

1762
Brasil Capitania da Bahia de Todos os Santos (1534 – 1821)

Revolta

Inconfidência Baiana

Origem Étnica

Condição Social

Profissão/Ocupação

    Imprimir página

Compartilhe