Rebeldes / Personalidade

João de Deus do Nascimento

  • Brasil
  • Capitania da Bahia de Todos os Santos (1534 – 1821)

Biografia

João de Deus, nascido na Vila da Cachoeira em torno de 1771, foi um dos principais protagonistas da Inconfidência Baiana. Casado, era pai de cinco filhos e tinha somente 27 anos quando foi preso pela participação na rebelião. Era um homem pardo, filho da parda forra Francisca Maria da Conceição e de José de Araújo, homem branco.

Ao ser preso, João de Deus negou qualquer envolvimento com o planejamento de uma revolta, apesar de testemunhas afirmarem que ele foi encontrado com uma porção de pólvora e um papel de regulamento de soldos para tropa militar. No ato de sua prisão, testemunhas o descreveram como insolente e atrevido, capaz de atuar em uma conjuração.

Apesar de inicialmente ter negado envolvimento com a revolta, no final do interrogatório João de Deus admitiu ter feito parte da mesma. Sua prisão ocorreu em 26 de agosto de 1798, ele permaneceu preso durante um ano até o dia de sua execução. Foi o último a morrer dos quatro líderes da rebelião, executado no dia 8 de setembro de 1799 na Praça da Piedade, onde foi enforcado e esquartejado, tendo seus restos mortais espalhados pelas ruas da Cidade da Bahia.

Fontes de referência para esse texto:

CERQUEIRA, Flávio Márcio. Um brinde à Bela Liberdade. Revista Impressões Rebeldes, ano 9, n. 1, 2021. 

TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Sedição Intentada na Bahia em 1798: a conspiração dos alfaiates. Pioneira Editora, 1975.

Nascimento

1771
Brasil Capitania da Bahia de Todos os Santos (1534 – 1821)

Revolta

Inconfidência Baiana

Origem Étnica

Condição Social

Profissão/Ocupação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Imprimir página

Compartilhe