João de Deus do Nascimento” retrata um dos principais líderes da Conjuração Baiana no óleo sobre tela de Dalton Paula – Museu de Arte de São Paulo (MASP)
João de Deus, nascido na Vila da Cachoeira em torno de 1771, foi um dos principais protagonistas da Inconfidência Baiana. Casado, era pai de cinco filhos e tinha somente 27 anos quando foi preso pela participação na rebelião. Era um homem pardo, filho da parda forra Francisca Maria da Conceição e de José de Araújo, homem branco.
Ao ser preso, João de Deus negou qualquer envolvimento com o planejamento de uma revolta, apesar de testemunhas afirmarem que ele foi encontrado com uma porção de pólvora e um papel de regulamento de soldos para tropa militar. No ato de sua prisão, testemunhas o descreveram como insolente e atrevido, capaz de atuar em uma conjuração.
Apesar de inicialmente ter negado envolvimento com a revolta, no final do interrogatório João de Deus admitiu ter feito parte da mesma. Sua prisão ocorreu em 26 de agosto de 1798, ele permaneceu preso durante um ano até o dia de sua execução. Foi o último a morrer dos quatro líderes da rebelião, executado no dia 8 de setembro de 1799 na Praça da Piedade, onde foi enforcado e esquartejado, tendo seus restos mortais espalhados pelas ruas da Cidade da Bahia.
Fontes de referência para esse texto:
CERQUEIRA, Flávio Márcio. Um brinde à Bela Liberdade. Revista Impressões Rebeldes, ano 9, n. 1, 2021.
TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Sedição Intentada na Bahia em 1798: a conspiração dos alfaiates. Pioneira Editora, 1975.
Sem Nome, "João de Deus do Nascimento". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/pessoa/joao-de-deus-do-nascimento/. Publicado em: 08 de junho de 2022.