“Cópia do que o povo das Minas, amotinado, pediu ao senhor general dom Pedro de Almeida Portugal, conde de Assumar”
Resumo
Minas Gerais, mudança do sistema de arrecadação do quinto; Chegada das tropas dos dragões; Desgaste do governador Conde de Assumar com as elites locais.
Trechos em destaque
“(...) não consentem em casas de fundição, cunhos e moeda. Não consentem em contrato novo algum que não esteja no estilo até o presente”
“(...) se elegerão cobradores”
“(...) se dê regimento para os salários (...) e este seja pelo do Rio de Janeiro”
“(...) e como isto sejam convenções do Senado, por ser contrato seu em que o povo nunca experimentou conveniência, que só a fim de ser o contrato alto fazem regimento caro em prejuízo do povo”
“(...) se lhe dê regimento útil para o povo”
“(...) que os senhores do Senado moderem as condenações tão exorbitantes que costumam fazer sem regimento nem lei”
“(...) se façam às custas da Câmara, e não do povo, que lhe não come as rendas”
“(...) perdão geral selado com as armas reais registrado na secretaria deste governo, Câmara e mais partes necessárias”
“Requerem que mais nenhum ministro faça vexações ao povo com seus despachos violentos, procedendo a prisão e a fuga sem as circunstâncias do direito, e que em tudo se observe com ele a lei do Reino”
Artifícios da Narrativa
Formalização de exigências feitas pelos moradores de Vila Rica ao governador D Pedro de Almeida, conde de Assumar, durante amotinamento.
FIGUEIREDO, Luciano R. A. e CAMPOS, Maria Verônica (coord.) CÓDICE COSTA MATOSO Coleção de notícias dos primeiros descobrimentos das minas na América que fez o doutor Caetano da Costa Matoso sendo ouvidor-geral das de Ouro Preto, de que tomou posse em fevereiro de 1749, & vários papéis. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro/Centro de Estudos Históricos e Culturais, 1999, p. 372-373.