Arquivo Público Mineiro, Códice 12, S. C. S. G. fls. 85 v.
Descontentes com a instalação das Casas de Fundição, a expulsão dos clérigos de Minas, as reformas na organização militar e os impostos cobrados para calçamento de ruas, entrada de escravos e sustento da Companhia dos Dragões, além da cobrança do quinto, os moradores de Vila Rica se rebelam. Dentre os amotinados, Filipe dos Santos era um dos mais procurados pelas autoridades.
“(…) ao relevante serviço que fez a S. Mag. que Deus guarde, na prisão que executou de Filipe dos Santos sem ter ordem expressa para isso, mas somente movido por seu zelo, e amor do real serviço e da fidelidade que sempre observou como leal vassalo (…)”
“(…) sendo o principal cabeça dos amotinadores que trouxeram Vila Rica perturbada e desassossegada por espaço de dezoito dias (…)”
“(…) e querendo extinguir o domínio real e formar uma república (…)”
“(…) passou o dito Flilipe dos Santos com quarenta negros armados a forçar os moradores (…) para o mesmo fim que não tinha conseguido (…)”
“(…) por ser o dito Filipe dos Santos um perturbador público adverso a todo este governo, rebelde ao domínio de S. Mag. (…)”
“Hei por bem nomear o dito Luiz Soares de Meirelles uma das mercês do – Hábito de Cristo – com trinta mil réis de tença em sua vida na forma de concessão que me fez S. Mag. (…) por ordem de 24 de março deste ano expedida (…)”
O governador, muito satisfeito com a prisão de Filipe dos Santos, parabeniza o responsável por sua captura e não emite nenhum tipo de punição por esta não ter sido feita com um mandato legal. Pelo contrário, valoriza a atitude de real vassalo e o condecora com uma recompensa. Aproveita para enfatizar o perigo que o capturado representava para a Vila, o que justifica sua violenta punição posterior, enforcado e esquartejado em praça pública, sem julgamento prévio.
“leal vassalo”
"cabeça dos amotinadores"
"interesses de sua real fazenda"
"formar uma república"
“perturbador público”
“rebelde ao domínio de S. Mag.”
"hábito de cristo"
Arquivo Público Mineiro, Códice 12, S. C. S. G. fls. 85 v.
CARVALHO, Feu de. Ementário da História de Minas; Felipe dos Santos na sedição de Vila Rica, 1720. Belo Horizonte: Edições Históricas, [s.d.], p.249-51.
Governador da capitania de São Paulo e Minas do Ouro, , , "PREMIAÇÃO A LUIS SOARES DE MEIRELES PELA PRISÃO DE FILIPE DOS SANTOS". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/premiacao-a-luis-soares-de-meireles-pela-prisao-de-filipe-dos-santos/. Publicado em: 31 de maio de 2022.