Parecer do Duque sobre o motim de soldados em Salvador

Resumo

Dois anos após o motim de soldados, que buscava o pagamento do soldo, em Salvador, o Duque de Cadaval, insatisfeito com as medidas tomadas pela Coroa, escreve um parecer sobre o ocorrido para o Rei, expressando sua opinião sobre o levante e as atitudes que foram tomadas para conter os revoltosos.

Artifícios da Narrativa

O autor do documento procura mostrar ao Rei que a punição deveria ter sido aplicada. Segundo o argumento do Duque, os revoltosos, devido à benevolência da Vossa Majestade, poderiam fazer uma nova revolta já que não houve punição para os principais líderes do motim e com isso incentivando a ocorrência de outras sedições.

Ler o documento

Documento possui 2 páginas

Revolta relacionada ao documento

Revolta do terço velho

Local/Data do Documento

Lisboa 19 de fev. 1690

Nuno Álvares Pereira de Melo

/ Duque Real

Destinatário

D. Pedro II de Portugal

/ Principe/Princesa

Referência do documento original

Biblioteca Nacional de Lisboa. FUNDO GERAL DE MSS. CÓDICE 748. Parecer.; fl. 232-23.

Observações

As informações sobre esse documento foram organizadas por Caio Matos de Souza Feitosa, aluno do curso de graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Agradecimento: Prof. Thiago Krause, pela indicação do documento.