Documentos

Carta do comandante do regimento de Cabo Frio ao Vice-Rei

Resumo

Desde o final do século XVIII, desenrola-se um levante de quilombolas em Cabo Frio, região norte da Capitania do Rio de Janeiro. O comandante do regimento local relata sobre a atuação do líder quilombola, Joaquim, que também era conhecido como “rei” do núcleo rebelde. Os escravizados saquearam a fazenda do Capitão Antonio Gonçalves e, usando armas de fogos,  entraram em confronto contra os soldados da capitania. Um escravo fugitivo foi morto. O comandante capturou cinco quilombolas (Geremias, Aleixo, João, Pedro e Domingos) que estavam presentes em outro saque a uma fazenda, ocasião em que houve a morte de um dos soldados e outras mais. Segundo a confissão dos prisioneiros, a ordem desse ataque foi dada pelo líder do quilombo, o rei Joaquim. A carta descreve que os escravizados, após se desentenderem com seu rei, o mataram e promoveram saques. 

Artifícios da Narrativa

O comandante do regimento de Cabo Frio tinha como objetivo demonstrar sua competência militar ao Vice-Rei, ao relatar sua eficiência em reprimir o quilombo de escravizados. Além disso, o comandante detalhou as desordens que os quilombolas causaram, desde os saques realizados na fazenda até o confronto que culminou na morte de dois de seus homens. A descrição das ações caracterizadas como violentas por parte dos escravizados tinha a intenção persuadir o Vice-rei a autorizar medidas de contenção na área.

Ler o documento

Informações

Documento possui 1 página

Revolta relacionada ao documento

Quilombo de Cabo Frio

Local/Data do Documento

Cabo Frio 12 de out. 1805

Referência do documento original

Arquivo Nacional, Correspondência de capitães-mores e comandantes de regimentos de vilas do Rio de Janeiro: Vice-reinado., Código do fundo D9., Notação: caixa 484, pct.02.

Referência do documento reproduzido

ARQUIVO NACIONAL (Rio de Janeiro). História Luso-Brasileira (ed.). Correspondência de capitães-mores e comandantes de regimentos de vilas do Rio de Janeiro: Vice-reinado. Cabo Frio: Felicíssimo José Vitorino de Souza, 12 out. 1805. Disponível em: http://historialuso.arquivonacional.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3537&Itemid=359. Acesso em: 3 abr. 2023.

Observações

As informações sobre esse documento foram organizadas por Caio Feitosa, aluno do curso de graduação em História da UFF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Imprimir página

Compartilhe