Documentos

Carta do Desembargador Ouvidor Geral do Crime Claudio José Pereira da Costa ao Conde da Ponte, Governador da Bahia

Resumo

Relato sobre os atos do líder da revolta, Gregório Luís. No final do século XVIII, Gregório liderou o assassinato do mestre do açúcar do engenho de Santana, localizado em Ilhéus, e fugiu com um grupo de rebeldes para formar um quilombo nas matas. Redigido em 1806, descreve como o líder influenciou outros escravizados a desobedecerem seu senhor, e como um enorme prejuízo ao engenho foi causado em decorrência dos atos de rebelião. O maior e mais antigo dos engenhos de Ilhéus ficou dois  anos sem produzir, porque o grupo de rebeldes, ficou  escondido nas matas durante um longo período contendo boa parte das ferramentas de trabalho. No relato consta  que os rebeldes aquilombados, enviam um “acordo” escrito ao seu senhor através de emissários. O senhor lê o acordo e finge aceitar, por isso alguns escravos acabam voltando da fuga. A carta também descreve como foi feita a emboscada para a prisão de Gregório e do restante do grupo, fazendo com que o líder fosse preso, enquanto os outros 15 escravizados capturados com ele fossem enviados a um negociante para serem vendidos no Maranhão. Do período em que foi preso, até a data do documento aqui apresentado, Gregório permaneceu em cárcere por aproximadamente 16 anos.

Artifícios da Narrativa

O autor do documento procura convencer o Governador que o líder da revolta não deveria ser solto, reforçando seu argumento com a menção de que o próprio senhor do escravizado, Manoel da Silva Ferreira, não gostaria da soltura de Gregório, já que ele poderia liderar outros levantes. O documento mostra que o revoltoso e suas ações representavam grande ameaça, com riscos que deveriam ser evitados  a todo custo, e uma das razões disso era a possibilidade de dar um “mau exemplo” para outros escravizados que poderiam vir a se rebelar.

Ler o documento

Documento possui 2 páginas

Revolta relacionada ao documento

Rebelião no Engenho de Santana

Local/Data do Documento

Ilhéus 22 de jan. 1806

Referência do documento original

Arquivo Público do Estado da Bahia. Seção histórica, Cartas ao Governo, 207.

Referência do documento reproduzido

SCHWARTZ, Stuart B. Resistance and Accommodation in Eigtheenth-Century Brazil: The Slaves‘ view of Slavery. Hispanic American Historical Review. North Carolina: Duke University Press. V. 57, Nº1, p 79-80, feb. 1977.

Observações

Este documento foi publicado graças à colaboração de Caio Feitosa, aluno do curso de graduação em História da Universidade Federal Fluminense.