O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, logo no início do ano de 2022, abriu mais uma importante frente em sua ampla esfera de internacionalização com a Cátedra UFF/UNESCO Desigualdades globais e sociais, abordagens inovadoras: consolida pesquisas a respeitos das múltiplas desigualdades globais, analisadas em ampla perspectiva temporal e espacial. A Cátedra, sediada na UFF, tem como parceiros professores das seguintes instituições: Weatherhead Initiative on Global History (Harvard University); Binghamton University; Emory University; Université Sorbonne Nouvelle (Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine); Paris-Saclay University; Instituto de História Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa); Universidad Nacional de San Martín (Argentina); Museu Nacional (UFRJ); Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz; e Programa de História Social (UFRJ).
O PPGH UFF abriga três Programas CAPES-Print coordenados pelos seguintes Professores (as): Norberto Ferreras, Márcia Motta e Ana Mauad.
Em maio de 2019 foi criado o Centro de Ciência Social Histórica sobre Desigualdades Globais: Iniciativa dos Professores Tâmis Parron e Leonardo Marques, o espaço reúne acadêmicos, gestores de política pública e atores sociais para pensar formas possíveis de fazer frente à pobreza, às desigualdades sociais e às relações injustas de poder na sociedade. O Centro herdou a agenda intelectual, a rede colaborativa internacional e o acervo bibliográfico do Fernand Braudel Center (Binghamton University), além da biblioteca particular do historiador Dale Tomich.
A partir de 2021 o PPGH participa ativamente do MINOR/UFF Desafios Globais com ênfase em Desigualdades: Proposta inovadora de internacionalização em casa. É um curso sequencial transversal, multidisciplinar, cujos objetivos são: a internacionalização do currículo dos diversos cursos da universidade, a oferta de disciplinas ministradas em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), além da oferta de disciplinas colaborativas com parceiros internacionais. O PPGH participa com oferta de disciplinas semestrais.
INCT/ Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq): História Social das Propriedades e Direitos de Acesso/ Rede Proprietas: Coordenado pela Professora Márcia Motta, o Instituto é uma proposta de estudo sobre a propriedade enquanto instituição social em suas distintas dimensões, com ênfase para seus efeitos sobre a produção e o acesso a bens patrimoniais e culturais.
Programa de Doutorado Internacional em Patrimônio de Influência Portuguesa (DIPIP): O PPGH/UFF participa, desde 2013, do Programa, no qual também colaboram o PPGAU e o POSLIT, ambos da UFF. Com sede na Universidade de Coimbra, o programa conta ainda com parcerias da Universidades Alma Mater Studiorum (Università di Bologna) e Universidade do Algarve, entre outras.
O PRONEX (FAPERJ) Práticas da Justiça e desigualdades sociorraciais no mundo ibérico (séculos XVI-XVIII), coordenado pelo Professor Ronaldo Vainfas, consolida as relações de colaboração internacionais com os tradicionais parceiros do laboratório de História Moderna: Companhia das Índias.
Nos últimos dez anos, o PPGH UFF abrigou três Programas CAPES-Cofecub, liderados pelos (as) Professores (as): Vânia Fróes, Daniel Aarão Reis e Denise Rollemberg.
Em todos os seis Setores Temáticos do PPGH UFF há Docentes Permanentes inseridos em redes de pesquisas internacionais. Atualmente, 80,7% dos Professores participam de projetos coletivos e/ou individuais internacionais.
Os alunos, tanto de Mestrado quanto de Doutorado, estão também inseridos nas redes internacionais de pesquisa, por intermédio dos laboratórios do PPGH UFF. Entre 2017-2020 vinte e seis alunos do PPGH realizaram missões de pesquisa no exterior, por meio de bolsas PDSE, CAPES PRINT, recursos próprios e dezessete através de Editais Chave Print PROEX/PPGH. Além de nove doutorandos usufruíram bolsas de instituições estrangeiras para viabilizar missões de pesquisas em centros de excelência na Europa e nos. Durante o quadriênio ocorreram, no PPGH UFF, quatro pesquisas de Doutorado cotutela e três de doutorado reverso.
Destaca-se também a participação do PPGH UFF no Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação – PAEC OEA/GCUB (Organização dos Estados Americanos\ e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras) com o apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil). O PPGH recebeu a única cota de Doutorado do Programa OEA/UFF em 2018.
Esse breve e sintético panorama, a respeito da internacionalização do PPGH UFF, demonstra a vocação dos docentes e discentes em participar ativamente de redes dinâmicas de pesquisa, conectadas com centros de excelência e universidades dispersos na Europa, África e América.