Revoltas

Motim contra monopólio da venda de carne

Capitania de São Paulo e Minas de Ouro (1709 – 1720)Vila Rica

Início / fim

dezembro de 1718 / dezembro de 1718

Dezembro de 1718 foi um mês agitado em Vila Rica, na capitania de São Paulo e Minas do Ouro. Isso porque, dois anos antes da famosa Revolta de Vila Rica, o ouvidor Manuel Mosqueira da Rosa já enfrentava a ira popular: houve um motim diante de sua casa que foi cercada como protesto a um contrato de exclusividade de corte de carne. Entregava-se para uma única pessoa o direito de vender carne verde (fresca) no mercado mineiro por 3 anos. O monopólio costumava ser associado pela população ao aumento dos preços das mercadorias essenciais. O assunto era espinhoso porque evocava a primeira tentativa de se instituir esse monopólio não região em 1712 que provocou a guerra dos emboabas. O ouvidor, enfim, acabou cedendo e anulando o contrato.

Conjuntura e contexto

Formação do monopólio a cerca do abastecimento de carne.

Grupos sociais

Autoridades

Ações de protesto não-violentas

  • Não informadas

Ações de protesto violentas

  • Não informadas

Repressão

Contenção

  • Não informadas

Punição

  • Não Houve

Instâncias Administrativas

  • Ouvidor-Mor

Bibliografia Básica

CAMPOS, Maria Verônica. Governo de mineiros. “De como meter as minas numa moenda e beber-lhe o caldo dourado”, 1693 a 1737. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, Departamento de História, 2002, p. 395.

RAMOS, Donald. A social history of Ouro Preto: stresses of dynamic urbanization in colonial Brazil, 1695-1726. University of Florida., 1972, p. 396.

    Imprimir página

Compartilhe