Sala de aula - Roteiro

Projetos políticos em conflito no Brasil pós-Independência

Primeiro momento

Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.

 

Segundo momento

Peça aos alunos que observem a pintura do francês Jean-Baptiste Debret, Coroação de Dom Pedro I. Questionamentos: Ao observar a pintura podemos identificar a presença de qual parcela da sociedade do Brasil na coroação do imperador? Os elementos do quadro sugerem a influência da cultura europeia na cerimônia? Quais elementos confirmam sua resposta? Os alunos devem identificar que apenas membros da elite da sociedade brasileira estão representados na cerimônia de coroação. Além disso, as roupas e a decoração mostram a adoção de elementos da cultura europeia, provenientes da coroa portuguesa.

Terceiro momento

Peça aos alunos que leiam o trecho da Constituição de 1824 que define os poderes estabelecidos no Brasil após a Independência de 1822 e descreve o Poder Moderador. Questionamentos: Qual era a função do Poder Moderador e por quem ele era exercido? A criação deste quarto poder, o Moderador, limitava a democracia no país? Com base na leitura do trecho da Constituição é possível verificar que o Poder Moderador era exercido exclusivamente pelo imperador e limitava o exercício da democracia no país, uma vez que o imperador poderia, sem interferência de outras esferas, escolher, nomear e demitir representantes.

Quarto momento

Peça aos alunos que leiam o trecho sobre a Confederação do Equador (movimento revoltoso de caráter republicano e separatista que ocorreu no Nordeste brasileiro em 1824 após a instituição da nova Constituição Imperial) da historiadora Lilia Schwarcz. Os alunos devem identificar que, apesar do grande sentimento de nacionalismo propagado pela Independência em 1822, a situação do Brasil não era de união. A Confederação do Equador, revolta de caráter separatista demonstra as insatisfações das províncias com a centralização do poder e com o regime político nos moldes das antigas monarquias portuguesas. Questionamentos: Qual foi o objetivo da Confederação do Equador? Esta revolta demonstra que situação no Brasil recém-independente? É possível afirmar que após a Independência o Brasil se tornou uma nação unida? Os alunos devem identificar que a Confederação do Equador teve por objetivo formar uma região separada do restante do Brasil formada pelos estados do Nordeste brasileiro. Além disso esta revolta demonstra a insatisfação dos estados com a Constituição de 1824 e o clima de desunião do país, mesmo após a Proclamação da Independência e a coroação de Dom Pedro I

Quinto momento

No fim da aula os alunos devem conseguir identificar que, mesmo com a Independência, o Brasil sofreu com conflitos internos e que o sentimento de nacionalismo não foi construído imediatamente após a emancipação política do território. Os alunos devem relacionar a Confederação do Equador com a ausência de um sentimento de nação e com as insatisfações das províncias com o poder monárquico instalado no país. O professor pode solicitar que os alunos escrevam uma carta colocando-se no lugar dos revoltosos da Confederação do Equador, dizendo ao imperador os motivos de suas insatisfações, baseando-se no trecho da Constituição de 1824.

Material de Apoio

Plano de aula elaborado por:

  • Thayane Da Rocha Cruz Dias Freitas
    Time de Autores de Nova Escola

Como Citar

Sem Nome, "Projetos políticos em conflito no Brasil pós-Independência". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/plano_de_aula/projetos-politicos-em-conflito-no-brasil-pos-independencia/. Publicado em: 15 de agosto de 2024.