Sala de aula

Projetos políticos em conflito no Brasil pós-Independência

Pernambuco, 1824-1825

  • 8 – Fundamental II
  • Duração: 50 minutos
  • Habilidade BNCC: (EF08HI06) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.

Unidade Temática

Os processos de independência nas Américas

Objetos de Conhecimento: Os caminhos até a independência do Brasil.

Objetivos Específicos: Identificar divergências políticas no Brasil pós-independência, com base no caso da Confederação do Equador (1824)

Metodologia: 

Apresentação dos materiais complementares para os alunos, podendo estar impressos em papel ou disponibilizado no projetor;

Leitura dos três documentos apresentados;

Questionamento aos alunos sobre as fontes e suas relações com o conteúdo trabalhado;

Elaboração de uma carta ao Imperador do Brasil como forma de avaliar a compreensão dos temas tratados em sala;

Recursos: Materiais impressos, lápis, caneta, projetor se disponível.

Material de Apoio

Plano de aula elaborado por:

  • Thayane Da Rocha Cruz Dias Freitas
    Time de Autores de Nova Escola

Como Citar

Sem Nome, "Projetos políticos em conflito no Brasil pós-Independência". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/plano_de_aula/projetos-politicos-em-conflito-no-brasil-pos-independencia/. Publicado em: 15 de agosto de 2024.