Salvador, bahia, brasil - fevereiro 8, 2021: Lucas Dantas do Amorim Torres, martirizado pela Revolta dos Alfaiates e morto por enforcamento em 1799, na Praça da Piedade, na cidade de Salvador. — Fotos editoriais Autor: João Souza
Lucas Dantas foi um dos principais líderes da Inconfidência Baiana, era um soldado do Regimento da Artilharia, e também marceneiro nas horas vagas. Nascido em Salvador, era mulato e filho legítimo de Domingos da Costa e de Vicença Maria. O soldado foi preso no dia 9 de setembro pelo sargento João Rodrigues da Motta. Dantas resistiu à prisão, ocasião em que ficou extremamente ferido. Sua prisão ocorreu na Fazenda Topo do Nambi, localizada no sertão de Água Fria. Foi enforcado dia 8 de novembro de 1799, na Praça da Piedade, tendo seu corpo exposto por dias após sua morte.
Fonte de referência para esse texto:
TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Sedição Intentada na Bahia em 1798: a conspiração dos alfaiates. Pioneira Editora, 1975.
Sem Nome, "Lucas Dantas de Amorim Torres". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/pessoa/lucas-dantas-de-amorim-torres/. Publicado em: 08 de junho de 2022.