Documentos

Registro de representação que fez o Corpo de Dragões ao Governador Diogo Osório Cardoso

Resumo

Os soldados do Corpo dos Dragões rebelados, reagindo à falta de infraestrutura, aos castigos corporais, ausência de auxílios alimentícios e atraso do pagamento dos soldos, escrevem uma representação ao governador Diogo Osório Cardoso, expondo os fatores de descontentamento e suas reivindicações.

Artifícios da Narrativa

Ao longo do documento, são expostas razões para o sofrimento – falta de condições ideais, violência – e são feitas exigências. Nota-se tentativa de distanciamento da imagem de “rebeldes”, não na justificativa às atitudes, mas afirmando-se, desde o início do documento, como obedientes e leais vassalos, que querem ordem/equilíbrio.

Ler o documento

Informações

Documento possui 3 páginas

Revolta relacionada ao documento

Revolta dos Dragões

Local/Data do Documento

Rio Grande de São Pedro 11 de jan. 1742

Autoria

Soldados Dragões do Regimento

Soldado Dragão

Destinatário

Diogo Osório Cardoso

Governador

Referência do documento original

Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.

Referência do documento reproduzido

QUEIROZ, Maria Luiza Bertulini. A vila do Rio Grande de São Pedro. 1737-1822. Rio Grande: FURG, 1987, p. 169-171. Retirada de Anais da História do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1977, p. 152-6.

Outras versões impressas disponíveis

Publicações do Arquivo Público Nacional, vol VII, p. 185-188. Cesar, Guilhermino. História do Rio Grande do Sul. Período colonial. Porto Alegre, Ed Globo, 1970 (Coleção provincia), p. 120-123.

Observações

Há diferenças nas transcrições deste documento entre a versão publicada nas Publicações do Arquivo Nacional e a que aparece nos Anais da História do Rio Grande do Sul (1977). O despacho do Comandante em atendimento à Representação encontra-se publicado em Publicações do Arquivo Público Nacional e Cesar, Guilhermino. História do Rio Grande do Sul.

    Imprimir página

Compartilhe