Documentos

Relação Histórica e Política Dos tumultos que sucederam na cidade de S. Luiz do Maranhão, com os sucessos mais notáveis que neles acontecera: sua descrição geográfica; seu descobrimento, conquista, guerras com franceses intrusas e índios naturaes; invasão dos holandeses, sua expulsão; e exata narração do tumulto que na dita cidade se levantou, e a quietação dele com a vinda de Gomes Freire de Andrada, e o exemplar governo dele, e de outros governadores, até o de Francisco de Sá e Menezes.

Resumo

A crescente insatisfação de comerciantes, proprietários rurais e da população com a criação da Companhia de Comércio do Maranhão, a situação precária de abastecimento de alimentos e a falta de mão-de-obra escrava na região.

Artifícios da Narrativa

Desde o início do capítulo são demostrados os momentos que antecedem a revolta e os motivos que levaram ao contexto da revolta e si. O uso de adjetivos é importante para caracterizar as partes da revolta, assim como seus participantes. Mostrando que a revolta possui características específicas que não a classificam como Contra a Coroa, e sim contra a forma de como a administração colonial era feita e como os efeitos dessa administração prejudicavam principalmente os comerciantes, os levando a querer acabar com tal monopólio.

Ler o documento

Informações

Documento possui 5 páginas

Revolta relacionada ao documento

Revolta de Beckman

Local/Data do Documento

São Luís, Maranhão abr. 1692Data atribuída

Autoria

Francisco Teixeira de Morais

Provedor-mor da Fazenda /

Destinatário

Sr. Roque Monteiro Paim

Conselheiro da coroa

Referência do documento reproduzido

Revista trimestral do Instituto Histórico Geográfico e Etnográfico do Brasil. TOMO XL, P. I, Pag. 316- 320. Rio de Janeiro – Rua do Ouvidor 65, 1877

    Imprimir página

Compartilhe