Biblioteca da Ajuda Cod. 50-V-37, fl. 230-231, doc. 81ª
A existência dos mocambos de Palmares, nome dado ao agrupamento de negros fugidos em Pernambuco no século XVII, assustava os moradores e autoridades da região. Com o aumento gradual do número de amocambados e os conflitos armados entre os grupos, é necessário pensar em novas maneiras de chegar até o quilombo e em endurecer a pena aos rebeldes, assim como incentivar incursões ao local.
“(…) os próprios moradores, receando os seus insultos, os avisam porque se, assim não o fizerem lhes tirarão os ditos negros a vida ou lhes levarão os seus escravos (…)”
“(…) convém mais ao Real Serviço de V.A fazer-se esta conquista e ocupação dos ditos Palmares pela parte da Bahia em razão que se fica evitando aos avisos (…)”
“(…) e por haver na Bahia índios mansos e domésticos (…) chamados Tapuias que estes nos hão de ajudar e dar guerra aos ditos negros dos Palmares, por serem inimigos uns dos outros (…)”
“Que todos os escravos e escravas que se tomarem perdem seus donos os direitos que tiveram neles por serem levantados (…)”
“E que as presas que se tomarem serão obrigados os conquistadores a embarcá-las para esta corte (…) porque ficando na terra se tornarão a ir para os seus Palmares (…)”
“Que o Camarão e o terço que foi de Henrique Dias serão obrigados tanto que tiverem aviso que esta tropa há situada nos ditos Palmares a irem assistir (…)”
“Que o cabo maior poderá estropear ou enforcar todo o soldado ou índio que da dita conquista fugir ou cometer crime por onde não mereça ser perdoado. ”
O autor inicia sua carta atentando para o fato de ser impossível conquistar os Palmares pelas matas de Pernambuco, tentando convencer o príncipe que o melhor a se fazer é levar as incursões pela Bahia. Utiliza de todo o seu conhecimento sobre a prática de captura de negros fugidos e da geografia da capitania e redondezas para tentar demonstrar ao príncipe a melhor e mais segura maneira de chegar aos Palmares sem ser descoberto pelos rebeldes. Ao classificar os Tapuias como inimigos dos aquilombados e expressar a necessidade da participação de uma tropa negra que havia sido comandada por Henrique Dias, demonstra que as camadas marginalizadas da população também poderiam lutar entre si.
“extinguir os Palmares”
"negros levantados"
“gentio bárbaro”
“mocambos dos negros”
“índios mansos e domésticos”
“seu real serviço”
“escravos e escravas que se tomarem”
Biblioteca da Ajuda Cod. 50-V-37, fl. 230-231, doc. 81ª
FREITAS, Décio. República de Palmares: pesquisa e comentários em documentos históricos do século XVII. Maceió: Ufal, 2004. Pp. 104-106.
Manoel Inojosa, Array, , "PROPOSTAS PARA O COMBATE DOS PALMARES". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/propostas-para-o-combate-dos-palmares/. Publicado em: 31 de maio de 2022.