AHU/Conselho Ultramarino, Rio de Janeiro, Caixa 122, doc. 9875
A região do Atlântico sul participava ativamente do comércio entre Portugal e o oceano Índico, fonte econômica importante para o Império português. Ao longo do século XVIII, os navios mercantes que circulavam nesta e em outras regiões se constituíram como palco de resistência de marinheiros que enfrentavam difíceis condições de trabalho e severas punições, sendo considerados indisciplinados pelos oficiais a bordo.
“mandando a requerimento do Sobredito Capitãm pelo Desembargador Ouvidor Geral do Crime desta Relaçam proceder a Devas[s]a para se averiguar os cúmplices nas dezordens, que haviaõ sucedido no dito Navio, e que o obrigaraõ a chegar a este Porto na maior confuzam e desamparo”
“ficaraõ pronunciados o Primeiro Piloto Joam dos Santoz Rodrigues, o Segundo Manoel Pires da Cruz, dois Praticantes; e alguns Marinheiros por induçam dos sobreditos Pilotos, que todos ficaõ prezos nas cadeias desta Relasam”
Tendo em vista o crescimento desse tipo de levante no final do século XVIII, o ofício do vice-rei Luís de Vasconcelos e Souza sobre as desordens ocorridas no navio Nossa Senhora da Piedade e São Boaventura busca relatar o conflito para o então secretário de Estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro. O vice-rei almejava legitimar a devassa realizada (para averiguar os possíveis responsáveis pelo distúrbio), bem como a guarnição posta a bordo para garantir a chegada do navio aos portos asiáticos em segurança.
"requerimento"
"devassa"
"desordens"
"confusão"
“desamparo”
"respeito"
"segurança"
Motim de marujos no navio mercante do capitão Loureiro
AHU/Conselho Ultramarino, Rio de Janeiro, Caixa 122, doc. 9875
RODRIGUES, Jaime. Conversações ocultas e conventículos: o motim a bordo de um navio mercante português no século XVIII. Revista Outras Fronteiras, Cuiabá, vol.7 n1,, jan/jul 2020, p.395-397.
Luís de Vasconcelos e Souza, Array, , "OFÍCIO DO VICE-REI DO BRASIL, LUÍS DE VASCONCELOS E SOUZA, SOBRE O MOTIM NO NAVIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE E SÃO BOAVENTURA". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/oficio-do-vice-rei-do-brasil-luis-de-vasconcelos-e-souza-sobre-o-motim-no-navio-nossa-senhora-da-piedade-e-sao-boaventura/. Publicado em: 31 de maio de 2022.