Documentos

Representação do governador da capitania de Pernambuco Jerônimo de Mendonça Furtado ao rei de Portugal sobre os oficiais da Câmara que o expulsaram do governo

Resumo

Com a expulsão dos holandeses do nordeste brasileiro em 1654, a elite açucareira Pernambucana organizada na câmara de Olinda ganhou poder e prestígio local. O governador Jerônimo de Mendonça Furtado – também conhecido como Xumbergas (1664-1666) – exasperou os ânimos dessa elite que se viu ameaçada. Recaíam sobre o governador suspeitas e acusações como: apropriação da receita recolhida para donativos régios, recunhagem de moedas, desrespeito às imunidades do clero e das poderosas famílias locais, facilitação do comércio com franceses, dentre outras.

Artifícios da Narrativa

Governador busca valorizar a seu favor a experiência de golpe que sofreu. Entre vários enunciados indica, de um lado, o temor de que o motim se espalhasse pela Capitania de Pernambuco e, de outro, o descontentamento com os procedimentos judiciais que permitiam a manutenção de interesses privados na capitania. O soberano é solicitado para afirmar-se como a entidade restauradora da boa ordem. Ao apresentar suas principais ações como governador da capitania de Pernambuco buscou invalidar as justificativas usadas pelos rebeldes para a sua deposição e justificar a punição dos culpados, assim como valorizar seu padecimento pela reação dos moradores locais.

Ler o documento

Informações

Documento possui 12 páginas

Revolta relacionada ao documento

Conjuração e deposição do governador Xumbergas

Local/Data do Documento

Lisboa
jan. 1666

Autoria

Jerônimo de Mendonça Furtado

Governador da Capitania /

Destinatário

Afonso VI

Rei / Rei/Rainha

Autoria da transcrição

Jerônimo de Avelar Figueira de Melo

Referência do documento original

Arquivo Histórico Ultramarino

Referência do documento reproduzido

Cadernos do IEB 9 - São Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros USP, 2016 p.53-64

Como Citar

1997, "JERÔNIMO DE MENDONÇA FURTADO ESCREVE AO REI NARRANDO SUA DEPOSIÇÃO DO GOVERNO DE PERNAMBUCO EM 1666". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/jeronimo-de-mendonca-furtado-escreve-ao-rei-narrando-sua-deposicao-do-governo-de-pernambuco-em-1666/. Publicado em: 16 de maio de 2022.

    Imprimir página

Compartilhe