Arquivo Histórico Ultramarino (Portugal), Cód. 241, fl. 365v.
Nessa Ordem Régia, Dom José I, rei de Portugal, escreve a Gomes Freire de Andrada, governador do Rio de Janeiro e Minas Gerais, em 6 de abril de 1752 sobre um motim de oficiais mecânicos ocorrido em Vila Rica no ano anterior. A revolta eclodiu após o ouvidor Caetano da Costa Matoso, responsável pela Justiça na comarca, exigir taxas para a obtenção de licenças, e terminou com a prisão de três líderes. D. José, na Ordem Régia, perdoa os réus e ordena a soltura imediata dos presos. Ele também mandou suspender a investigação e que Gomes Freire repreenda o ouvidor pela “desordem” de sua conduta, ficando isto registrado em sua “residência”, como se designava o relatório a que oficiais régios se submetiam ao final de sua gestão.
“[...] que os oficiais mecânicos depositassem a oitava de ouro [...] resultarem irem quantidade dos ditos oficiais [...] a sua casa dizer-lhe que não estavam pelo dito edital [...]"
"[...] por mostrarem modo de requerer serem amotinadores [...]”
“[...] fizera prender três cabeças os quais sendo mandados por ele para a cadeia de Vila Rica intentaram no caminho vários daqueles homens armados tirá-los das mãos dos oficiais de justiça [...]”
"[...] de cuja sublevação e desobediência tinha principiado a tirar devassa [...]”
“[...] haver por bem por algumas justas razões perdoar aos réus deste delito o maior castigo que mereciam [...]"
"[...] chameis a vossa presença o dito ouvidor, e lhe estranheis da minha parte a desordem com que se houve neste caso [...]"
Por se tratar de uma Ordem Régia, o documento apresenta um discurso ordenador, em que D. José reafirma sua autoridade e o controle sobre os oficiais da Coroa e os eventos passados na Colônia. Ele também busca pacificar a situação, recorrendo ao perdão geral, uma ferramenta bastante acionada no Antigo Regime para evitar que os motins tomassem maiores proporções.
“amotinadores”
“sublevação e desobediência”
“justas razões”
“desordem”
"cabeças”
Motim de oficiais mecânicos contra ouvidor
Arquivo Histórico Ultramarino (Portugal), Cód. 241, fl. 365v.
3710, "D. José I repreende motim de oficiais mecânicos". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/d-jose-i-repreende-motim-de-oficiais-mecanicos/. Publicado em: 14 de agosto de 2025.