Documentos

Consulta do Conselho Ultramarino ao rei D. João V, sobre a prisão e julgamento de Bartolomeu Fernandes de Faria

Resumo

Exposição endereçada a Dom João V com as ponderações dos Procuradores da Fazenda e da Coroa, assim como dos membros do Conselho Ultramarino, sobre a prisão de Bartolomeu Fernandes de Farias (ele havia liderado em 1710 o Motim  do Sal, uma reação ao monopólio desse gênero, quando se saquearam os armazéns da vila de Santos). Os Ministros ponderam a respeito dos procedimentos legais envolvendo a prisão e o castigo, assim como discutem quais e como as instâncias judiciais deveriam atuar. Expõem ainda a política de recompensa aos oficiais que tiveram papel de destaque na prisão do régulo e de seu bando armado. Há o reconhecimento do papel do ouvidor de São Paulo, a merecer aprovação e retribuição régia, além de premiação pecuniária a um soldado que se destaca. Decisão régia aprova recomendações.

Artifícios da Narrativa

Oficiais régios atendem aos preceitos legais  e a algum pragmatismo político ao lidar com potentados coloniais recomendando ao soberano o emprego implacável da Justiça. A demonstração de liberalidade régia para com os súditos leais e dedicados é recomendada pelos conselheiros.

Aconselhamento ao soberano aciona os pressupostos do Direito que garantiriam, com a punição ou com a Graça, a correção da conduta dos vassalos.

Ler o documento

Informações

Documento possui 3 páginas

Revolta relacionada ao documento

Motim do Sal

Local/Data do Documento

Lisboa
14 de dez. 1718

Autoria

Conselho Ultramarino

Conselho Ultramarino

Destinatário

Dom João V

/ Rei/Rainha

Autoria da transcrição

Caio Feitosa - Bolsista FAPERJ. Revisão - Luciano Figueiredo (UFF)

Referência do documento original

Biblioteca Nacional de Portugal. Arquivo Reservados. MMU Cx.2, M.5, n.1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Citar

Conselho Ultramarino, Array, , "Conselho Ultramarino e Procuradores debatem a prisão de um régulo". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/conselho-ultramarino-e-procuradores-debatem-a-prisao-de-um-regulo/. Publicado em: 06 de novembro de 2025.

    Imprimir página

Compartilhe