Arquivo Público Mineiro, Códice 47, M. F. fls. 174.
Descontentes com a instalação das Casas de Fundição, a expulsão dos clérigos de Minas, as reformas na organização militar e os impostos cobrados para calçamento de ruas e entrada de escravos, além da cobrança do quinto, os moradores de Vila Rica se rebelam. Ironicamente, outro motivo de revolta era a insatisfação em arcar com os custos da Companhia dos Dragões. Esta organização militar foi justamente a responsável por massacrar os principais envolvidos na Revolta de Vila Rica.
obs: A publicação do documento é parcial, nela não consta trecho referente à concessão da patente referida no título.
“(…) com alguns soldados Dragões prender os Cabeças principais das sublevações, e dividindo-se a gente para entrar a um tempo nas Casas dos ditos Cabeças (…)”
“(…) deitando-lhe duas portas dentro (…) entrou na casa donde estava o tal culpado (…) consistindo na dita prisão a maior parte do sossego daquelas Minas por ser o mais poderoso, e de ânimo muito inquieto (…)”
“(…) andando mascarados com negros armados (…)”
“(…) indo por ordem do Governador pôr fogo às casas do dito Mestre de Campo (…) por ser assim preciso para castigo e exemplo dos mais revoltosos (…)”
“(…) o Governador mandou arrastar pelas ruas, e esquartejar para terror dos mais régulos acompanhando-o até o lugar do suplício com soldados armados pelo receio que havia de que o povo intentasse embaraçar o tal castigo (…)”
Na patente consta um relato do trabalho do capitão Manuel de Barros Guedes Madureira junto ao governador, Conde de Assumar, cuja atuação é elogiada. É descrita a repressão de revoltosos e invasão – até incêndio – de propriedades no processo de busca dos membros mais importantes da Revolta, operações que no geral tiveram sucesso.
“Cabeças principais das sublevações”
“principal motor das ditas conspirações”
“deitando-lhe duas portas dentro”
“quatro escravos armados”
“sossego daquelas Minas”
“arrastar pelas ruas, e esquartejar”
“Casas das Fundições”
Desconhecida
Arquivo Público Mineiro, Códice 47, M. F. fls. 174.
CARVALHO, Feu de. Ementário da História de Minas; Felipe dos Santos na sedição de Vila Rica, 1720. Belo Horizonte: Edições Históricas, [s.d.], p. 156-8.
Sem Nome, "CONCESSÃO DE PATENTE DE CAPITÃO DA COMPANHIA DOS DRAGÕES A MANUEL DE BARROS GUEDES MADUREIRA PELA REPRESSÃO À REVOLTA". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/concessao-de-patente-de-capitao-da-companhia-dos-dragoes-a-manuel-de-barros-guedes-madureira-pela-repressao-a-revolta/. Publicado em: 31 de maio de 2022.