Documentos

Carta de agradecimento do Governador da Capitania aos oficiais da câmara da Vila de São João Del Rey

Resumo

Descontentes com a instalação das Casas de Fundição, a expulsão dos clérigos de Minas, as reformas na organização militar e os impostos cobrados para calçamento de ruas, entrada de escravos e sustento da Companhia dos Dragões, além da cobrança do quinto, os moradores de Vila Rica se rebelam. Com a ameaça de adesão por parte de outras Vilas ao redor, a promessa de lealdade vinda de São João del Rey é um alívio às autoridades de Vila Rica.

Artifícios da Narrativa

O governador expressa todo o seu desprezo às atitudes revoltosas e compete sua vitória primeiro a Deus, quem considera o maior motivo de ter derrotado as forças vis, e depois à lealdade dos oficiais da Câmara de São João Del Rey, confessando que falam-lhe palavras para agradecer.

Referência do documento original

Arquivo Público Mineiro, Códice 11, S. C. S. G. fls. 253.

Referência do documento reproduzido

CARVALHO, Feu de. Ementário da História de Minas; Felipe dos Santos na sedição de Vila Rica, 1720. Belo Horizonte: Edições Históricas, [s.d.], p. 230-3.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Citar

Conde D. Pedro de Almeida, governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, Array, , "CARTA DE AGRADECIMENTO DO GOVERNADOR PELA LEALDADE DA VILA DE SÃO JOÃO DEL REI". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/carta-de-agradecimento-do-governador-pela-lealdade-da-vila-de-sao-joao-del-rei/. Publicado em: 31 de maio de 2022.

    Imprimir página

Compartilhe