Documentos

CARTA A MINISTRO DE PORTUGAL NARRANDO O ENVOLVIMENTO DE IRMÃOS EM CONSPIRAÇÃO

Resumo

Carta informando ao Ministro Dom Rodrigo de Sousa Coutinho sobre a denúncia feita pelo comerciante José da Fonseca Silva e Sampaio acerca de duas correspondências contendo “ideias revolucionárias”, trocadas entre os irmãos José e Francisco de Paula Cavalcante de Albuquerque. O documento narra o conteúdo das cartas e as diligências após a denúncia, como a prisão de Francisco, de seu outro irmão, Luiz, e ainda do denunciante. O autor também informa como será procedida a devassa e pede para que nada seja mencionado ao irmão José, residente em Portugal e autor das cartas.

Artifícios da Narrativa

O autor, ao longo do documento, destaca o conteúdo “revolucionário” e perigoso das cartas para sustentar o procedimento de denúncia feito contra os irmãos, reforçando o compromisso com a investigação.

Ler o documento

Informações

Documento possui 5 páginas

Revolta relacionada ao documento

Conspiração dos Suassunas

Local/Data do Documento

Recife
27 de mai. 1801

Autoria

Pedro Sheverim

Superintendente /

José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho

Bispo /

José Joaquim Nabuco de Araújo

Ouvidor /

Destinatário

Dom Rodrigo de Sousa Coutinho

Magistrado / Conde/Condessa

Referência do documento reproduzido

Documentos Históricos: Devassa de 1801 em Pernambuco. Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, 1955, v. 110, p. 19-23.

Como Citar

2472, 2501, 2503, "CARTA A MINISTRO DE PORTUGAL NARRANDO O ENVOLVIMENTO DE IRMÃOS EM CONSPIRAÇÃO". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/carta-a-ministro-de-portugal-narrando-o-envolvimento-de-irmaos-em-conspiracao/. Publicado em: 31 de maio de 2022.

    Imprimir página

Compartilhe