Documentos Históricos: Devassa de 1801 em Pernambuco. Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, 1955, v. 110, p. 19-23.
Carta informando ao Ministro Dom Rodrigo de Sousa Coutinho sobre a denúncia feita pelo comerciante José da Fonseca Silva e Sampaio acerca de duas correspondências contendo “ideias revolucionárias”, trocadas entre os irmãos José e Francisco de Paula Cavalcante de Albuquerque. O documento narra o conteúdo das cartas e as diligências após a denúncia, como a prisão de Francisco, de seu outro irmão, Luiz, e ainda do denunciante. O autor também informa como será procedida a devassa e pede para que nada seja mencionado ao irmão José, residente em Portugal e autor das cartas.
"(...) depois de participar o estado das suas pretenções dava notícias políticas da Europa e que a Espanha viria sobre Portugal, e depois de algumas ideias revolucionárias advertia ao dito seu irmão que não concorresse para o empréstimo que vinha a pedir-se a esta praça nem aquelas que pudesses entrar (dizia a carta) ‘nos nossos projetos’(...)"
"(...) na 2ª carta repetia as mesmas ideias revolucionárias dizendo o dito Francisco de Paula depois daquela leitura, que era preciso procurar a liberdade (...)"
"Imediatamente que acabamos de ouvir a narração de sentimentos tão perversos, pérfidos e abomináveis (...) passasse logo a fazer prender o denunciado Francisco de Paula e a seu irmão Luiz Francisco de Paula Cavalcante (...)"
"(...) sobre tão considerável negócio, o qual nos persuadimos estar muito em princípio (...)"
O autor, ao longo do documento, destaca o conteúdo “revolucionário” e perigoso das cartas para sustentar o procedimento de denúncia feito contra os irmãos, reforçando o compromisso com a investigação.
"notícias politicas"
"ideias revolucionárias"
"em segredo"
"liberdade"
"sentimentos tão perversos e abomináveis"
"suspeitosos e perniciosos"
"inteligência e zelo"
"fidelidade"
José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho
Bispo / Ouvidor /Documentos Históricos: Devassa de 1801 em Pernambuco. Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, 1955, v. 110, p. 19-23.
2472, 2501, 2503, "CARTA A MINISTRO DE PORTUGAL NARRANDO O ENVOLVIMENTO DE IRMÃOS EM CONSPIRAÇÃO". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/carta-a-ministro-de-portugal-narrando-o-envolvimento-de-irmaos-em-conspiracao/. Publicado em: 31 de maio de 2022.