Documentos

“Assento das pazes com os janduís”

Resumo

Sertão do Nordeste, guerra com índios janduí. Após anos de conflito, líderes da “nação janduí”, tidos como atrozes, apresentam-se para acordar a paz.

Artifícios da Narrativa

Na proposta de paz, que é um tratado, da parte dos índios, fica bastante clara sua condição como vassalos, subordinados ao rei de Portugal e a seus Governadores. Além disso, comprometem-se com o batismo e a empenhar armas para a defesa “da nação portuguesa”, frente a qualquer inimigo e mesmo mão-de-obra, para serviço d’el-rei ou de aldeias. Contudo, lhes é assegurada uma posição de liberdade, enquanto vassalos. Afirma-se que o batismo é voluntário, por exemplo. E lhes são reconhecidos direitos – a que o próprio rei e seus descendentes estão obrigados –, inclusive os baseados em “usos e costumes”, de forma que se mostra visível, nos 10 pontos da proposta, uma negociação – que se evidencia no parágrafo penúltimo, em que se afirma que, se suas condições não fossem aceitas, os índios se juntariam a outras “nações bárbaras” e continuariam a guerra – o que, afirmam saber, não seria conveniente para Sua Majestade. Os opostos “inquietação”; “guerra”; “despesa” x “paz”; “sossego”; “conveniência” são bem marcados. E a vassalagem é associada à garantia da liberdade.

Ler o documento

Informações

Documento possui 3 páginas

Revolta relacionada ao documento

Guerras dos Bárbaros

Local/Data do Documento

Salvador
10 de abr. 1692

Autoria

Desconhecida

Referência do documento original

AHU, Pernambuco, caixa 11.

Referência do documento reproduzido

PUNTONI, Pedro. A Guerra dos Bárbaros: povos indígenas e a colonização do sertão nordeste do Brasil, 1650-1720. São Paulo: HUCITEC/Edusp, 2002, p. 300-302.

Outras versões impressas disponíveis

Ennes, Ernesto, As guerras nos Palmares. São Paulo, 1938, p 422-426.

Observações

Há uma "Retificação da paz feita com os tapuias Janduís da Ribeira do Açu, 20/9/1695". publ em PUNTONI, Pedro. A Guerra dos Bárbaros: povos indígenas e a colonização do sertão nordeste do Brasil, 1650-1720. São Paulo: HUCITEC/Edusp, 2002, p. 302-303.

Como Citar

Sem Nome, "TRATADO DE PAZ ENTRE ÍNDIOS JANDUÍS E A COROA PORTUGUESA". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/assento-das-pazes/. Publicado em: 31 de maio de 2022.

    Imprimir página

Compartilhe