Biblioteca Nacional do Uruguai, coleções impressas, caixa 01.
Disputas políticas no interior das tropas dos Voluntários Reais estacionadas na cidade de Montevidéu. Os militares queixavam-se publicamente do atraso no soldos, da qualidade da ração e pediam o reconhecimento da constituição lusitana na província Cisplatina. A situação tornava-se progressivamente mais delicada com os rumores sobre a independência do Brasil e cisão das tropas entre os apoiadores da causa brasileira e os fiéis a Portugal.
“Aonde a Moral e a vida civil, a Politica e a administraçào publica, as Leis e uzos do paiz sáo aniquilados e confundidos pela influencia da força armada, e habilitados os inimigos domesticos para opprimirem os povos com a guerra; aonde a baioneta assusta o cidadáo pacífico, a verdade se ofusca por meio de vilipendiosos escritos, e os espiritos falsos acháo apoio para difundirem anarquia e odio; aonde reina o dezcontento politico promovido pela ambiçáo de officiaes militares embrigados de sua immensa fortuna na torrente de postos obtidos em poucos años, e por isto excitados a formar a fatal revolução de dia vinte de março de 1821, nascida e projetada de allicientes enganadores para conseguirem o extermínio de todas as Authoridades legitimamente constituídos; ali existe o deposito das drogas mortaes de que se compoem a calamitosa comoçáo do Estado Cisplatino, ja advertido de que Montevideo he o receptaculo de huns poucos de partidistas sublevados, que se acautellaõ com seus muros para renovarem a pilhagem e adiqurirem fortuna no acaso da mudança de governo”
Esse panfleto impresso utiliza a linguagem médica como metáfora política para tratar da situação dos Voluntários Reais em Montevidéu e as disputas políticas da revolução do Porto. Através de figuras de linguagem o redator anônimo tece uma crítica ao comportamento das tropas que se rebelaram contra o governo português, descrevendo seu comportamento a partir de referências a doenças, sintomas e tratamentos.
"Constituição"
"Liberdade"
"Anarquia"
"Ordem"
"Pátria"
Motins das tropas dos Voluntários Reais em Montevidéu (Província Cisplatina)
Desconhecida
Biblioteca Nacional do Uruguai, coleções impressas, caixa 01.
Biblioteca Nacional do Uruguai, coleções impressas, caixa 01.
Sem Nome, "A PESTE MILITAR EM MONTEVIDÉU". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/a-peste-militar-em-montevideu/. Publicado em: 31 de maio de 2022.