Biblioteca Nacional de Portugal. Arquivo Reservados. MMU Cx.2, M.5, n.1
O governador da Praça de Santos, Luiz António de Sá, reporta ao rei Dom João V as circunstâncias da prisão do régulo Bartolomeu Fernandes de Faria, que circulava acompanhado de aliados próximo à vila de Santos. O preso havia liderado em 1710 o Motim do Sal que, em reação ao monopólio desse gênero, saqueou os armazéns da vila de Santos. A prisão ocorre em colaboração com o Ouvidor de São Paulo, Rafael Pires Pardinho e apoio da infantaria. Menciona resistência e empenho dos soldados que prendem o Bartolomeu e dezoito homens, escapando alguns.
“adverti o quanto era de seu Real serviço a prisão de Bartolomeu Fernandes, homem régulo, insolente”
“mandei logo tomar o passo a este insultor, e intentando a infantaria prendê-lo, tratou (com alguma resistência) escapar-se pelos matos, ficando-lhe desta investida dois homens presos, e alguns feridos”
“Ficam até a presente hora presos o principal criminoso com dezoito dos seus"
“A pessoa de Vossa Majestade nos guarde Deus como seus leais vassalos desejamos.”
O autor, na qualidade de oficial régio, exalta sua própria conduta valorosa que levou à captura de um inimigo do reino, caracterizado como bem armado e acompanhado de companheiros poderosos. Tais proporções buscam capitalizar sua proeminência em relação aos outros envolvidos na ação. Na busca de mercês, faz crer ao soberano que a essa prova de retidão no cumprimento das ordens do rei somavam-se muitas outras.
“Real serviço”
“homem régulo, insolente”
“guarde Deus”
“leais vassalos”
Biblioteca Nacional de Portugal. Arquivo Reservados. MMU Cx.2, M.5, n.1
Documento integra “Consulta do Conselho Ultramarino ao rei D. João V, sobre a prisão e julgamento de Bartolomeu Fernandes de Faria, com mais de trinta homens brancos e mulatos e mais cativos confiscados, feita por Rafael Pires Pardinho, ouvidor de São Paulo, e comunicada para o Reino por António de Brito de Menezes, governador da capitania do Rio de Janeiro, e por António Luís de Sá Queiroga, governador da praça de Santos”.
2226, "Carta de Governador descreve prisão de um insultor bem armado". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/carta-de-governador-descreve-prisao-de-um-insultor-bem-armado/. Publicado em: 06 de novembro de 2025.