Documentos

Carta do Governador do Rio de Janeiro ao Rei de Portugal sobre a prisão e julgamento de Bartolomeu Fernandes de Faria

Resumo

António de Brito de Menezes, governador do Rio de Janeiro, comunica ao rei Dom João V as circunstâncias da prisão do régulo Bartolomeu Fernandes de Faria, pelo Ouvidor de São Paulo, Rafael Pires Pardinho ((o preso havia liderado em 1710 o Motim  do Sal, uma reação ao monopólio desse gênero, quando se saquearam os armazéns da vila de Santos). Informa que moradores de Cananéia ajudaram piratas franceses náufragos, oferecendo-lhes abrigo e alimentos. Pede, por isso, que os culpados sejam julgados e punidos no próprio local, para servir de exemplo. Aproveita para solicitar a presença de navios guarda-costas e maior rigor nas punições aos criminosos.

Artifícios da Narrativa

Na busca de méritos como governador da capitania do Rio de Janeiro, sob os parâmetros de um desejável bom governo, o oficial régio valoriza os empenhos e dificuldades que levaram à prisão de um potentado, combinados à ênfase dos riscos do contato entre franceses e súditos portugueses no litoral, para persuadir Sua Majestade a fornecer amparo naval e adotar rigor nas punições exemplares aos súditos transgressores.

Ler o documento

Informações

Documento possui 2 páginas

Revolta relacionada ao documento

Motim do Sal

Local/Data do Documento

Rio de Janeiro
03 de ago. 1718

Autoria

António de Brito de Menezes

Governador

Destinatário

Dom João V

/ Rei/Rainha

Tipo

Autoria da transcrição

Caio Feitosa - Bolsista FAPERJ. Revisão - Luciano Figueiredo (UFF)

Referência do documento original

Biblioteca Nacional de Portugal. Arquivo Reservados. MMU Cx.2, M.5, n.1

Observações

Documento integra “Consulta do Conselho Ultramarino ao rei D. João V, sobre a prisão e julgamento de Bartolomeu Fernandes de Faria, com mais de trinta homens brancos e mulatos e mais cativos confiscados, feita por Rafael Pires Pardinho, ouvidor de São Paulo, e comunicada para o Reino por António de Brito de Menezes, governador da capitania do Rio de Janeiro, e por António Luís de Sá Queiroga, governador da praça de Santos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Citar

António de Brito de Menezes, Array, , "Carta do governador informa ao Rei da prisão de um régulo". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/carta-do-governador-informa-ao-rei-da-prisao-de-um-regulo/. Publicado em: 06 de novembro de 2025.

    Imprimir página

Compartilhe