Biblioteca Nacional de Portugal. Arquivo Reservados. MMU Cx.2, M.5, n.1
António de Brito de Menezes, governador do Rio de Janeiro, comunica ao rei Dom João V as circunstâncias da prisão do régulo Bartolomeu Fernandes de Faria, pelo Ouvidor de São Paulo, Rafael Pires Pardinho ((o preso havia liderado em 1710 o Motim do Sal, uma reação ao monopólio desse gênero, quando se saquearam os armazéns da vila de Santos). Informa que moradores de Cananéia ajudaram piratas franceses náufragos, oferecendo-lhes abrigo e alimentos. Pede, por isso, que os culpados sejam julgados e punidos no próprio local, para servir de exemplo. Aproveita para solicitar a presença de navios guarda-costas e maior rigor nas punições aos criminosos.
“os continuados insultos, que Bartolomeu Fernandes de Faria, têm feito há muitos anos, e de próximo duas mortes na vila de Iguape, sendo um régulo (...)”
“se tem mandado fazer toda a maior diligência pela sua prisão, se conseguiu agora, (...) com mais de trinta homens brancos e mamelucos seus companheiros, e muitos cativos confiscados”
“na praça d’armas, deixaram um cofre com grande quantidade de ouro, e também alguns negros”
"a devassar // daqueles moradores, por terem dado auxílio, e agasalhos a estes piratas, de víveres e de canoas, assim antes como depois do seu naufrágio”
“ é necessário que ocupe o medo o lugar que perdeu a vergonha ”
“só com expectação deste castigo, os tenho amedrontados de sorte, que todos se acham quietos”
Na busca de méritos como governador da capitania do Rio de Janeiro, sob os parâmetros de um desejável bom governo, o oficial régio valoriza os empenhos e dificuldades que levaram à prisão de um potentado, combinados à ênfase dos riscos do contato entre franceses e súditos portugueses no litoral, para persuadir Sua Majestade a fornecer amparo naval e adotar rigor nas punições exemplares aos súditos transgressores.
“infames e execrandos crimes”
“bom governo”
“castigar os régulos”
“exemplo dos povos”
Biblioteca Nacional de Portugal. Arquivo Reservados. MMU Cx.2, M.5, n.1
Documento integra “Consulta do Conselho Ultramarino ao rei D. João V, sobre a prisão e julgamento de Bartolomeu Fernandes de Faria, com mais de trinta homens brancos e mulatos e mais cativos confiscados, feita por Rafael Pires Pardinho, ouvidor de São Paulo, e comunicada para o Reino por António de Brito de Menezes, governador da capitania do Rio de Janeiro, e por António Luís de Sá Queiroga, governador da praça de Santos”.
António de Brito de Menezes, Array, , "Carta do governador informa ao Rei da prisão de um régulo". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/carta-do-governador-informa-ao-rei-da-prisao-de-um-regulo/. Publicado em: 06 de novembro de 2025.